Colégio Apoio
Institucional » Histórico

// Histórico

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

O EMBRIÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

1982
Em 1982, quatro educadoras realizaram um objetivo comum: criar um grupo de assessoria educacional e pedagógica para apoiar crianças e adolescentes, orientando-os nas suas dificuldades de aprendizagem, e educadores, facilitando a sua busca de melhoria profissional. O nome APOIO foi, portanto, escolhido em função deste objetivo inicial.
 
Numa bonita casa no bairro das Graças, em 02 de julho de 1982, o APOIO — Grupo de Assessoria Educacional e Pedagógica iniciou o seu projeto educacional oferecendo os serviços de:
 
  • Atendimento pedagógico individualizado em diferentes áreas de conhecimento para alunos do 1º Ano à 8ª série do Ensino Fundamental;
  • Orientação de tarefas escolares em grupos, enriquecida por atividades educacionais complementares;
  • Escolinha de Artes e Recreação e Curso de Férias;
  • Cursos de Formação Contínua para educadores.
 
Em 1983, o APOIO, ampliando suas atividades, inicia um trabalho de "Educação Especial", atendendo de forma intensiva, (esquema de horário escolar) alunos que estavam sendo excluídos da escolaridade regular, devido as suas grandes dificuldades para aprendizagem. As famílias que compartilhavam do projeto APOIO, aprovando-o quase que unanimemente, logo solicitaram a transformação desse espaço educacional inovador em escola regular.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

FUNDAÇÃO DO COLÉGIO - FRUTO DE UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA

1984
Como essa idéia já era uma meta a médio prazo das sócias fundadoras, os projetos para estruturação da escola foram antecipados e o grupo mudou-se para uma casa mais espaçosa no bairro do Espinheiro, iniciando a adaptação do ambiente físico e a seleção e preparação da equipe de professores da escola, que foi fundada em 30 de outubro de 1984, num clima de muita paixão e envolvimento. O nome APOIO, já conhecido pela comunidade, foi mantido com um novo complemento: APOIO - Grupo de Educação Integrada. O trabalho foi iniciado com as turmas da Educação Infantil e com a 1ª série, só no turno da manhã.
 
1988
O espaço no Espinheiro foi tornando-se pequeno para acompanhar o crescimento do número de alunos e as novas demandas do projeto, que se aprimorava constantemente. Em 1988, já funcionavam a Educação Infantil nos dois turnos e o Ensino Fundamental até a 4ª série pela manhã. Em 1989, iniciamos o Ensino Fundamental à tarde. A proposta do APOIO já era uma referência de qualidade no nosso estado.
 
1992
Para viabilizar o Ensino Fundamental até a 8ª série, meta futura já definida pela direção, o APOIO mudou-se, em 1992, para uma casa mais ampla no bairro de Casa Amarela. Nesse novo espaço, pode desenvolver ainda melhor as atividades artísticas, culturais e esportivas, tão marcantes no seu currículo, a partir da instalação de salas ambiente para Artes Plásticas, Movimento, Teatro e construção de uma quadra para esportes.
 
A partir de 1992, foram, portanto, incrementadas as atividades extras (Escolinhas), com a oferta de Voleibol e Ginástica Olímpica, além do FUTSAL e Dança Popular, já existentes.
 
Em 1994, na comemoração dos 10 anos de sua fundação, o APOIO oficializou a implantação, no ano seguinte (1995), do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, que foi sendo implementado gradativamente.
 
A partir da base sólida do trabalho desenvolvido na 1ª década de atuação da escola, o projeto da 5ª série logo consolidou-se com êxito e ao final de 1998, a 1ª turma de concluintes da 8ª série despedia-se, deixando uma imensa saudade.
 
1997
O ano de 1997 foi muito especial para a comunidade APOIO. O colégio comprou a casa vizinha, atual unidade 2, e foram iniciadas as reformas necessárias para a instalação da Educação Infantil; foi lançado o 1º exemplar do jornal interativo Informapoio, de periodicidade trimestral, com uma tiragem de 1000 exemplares, que é dirigido à comunidade escolar (pais e alunos) e aos educadores de outras instituições, no qual são socializadas, não só a nossa prática pedagógica, como informações educativas de interesse geral. Nesse ano, foi também modificado o nome fantasia de APOIO — Grupo de Educação Integrada, para Colégio APOIO, atendendo, com essa nova marca, a um desejo expresso por toda comunidade educativa.
 
O APOIO, desde a sua fundação, destaca-se pelos permanentes investimentos no processo de formação contínua para educadores. Manteve sempre intercâmbio com instituições e educadores de renome em âmbito nacional e internacional, com destaque para as enriquecedoras parcerias com a ARS Consult, com a Escola da Vila — SP, com a Universidade Federal de Pernambuco, com a ONG Cidade Cidadão e com a Fundação Roberto Marinho, entre outras.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

CPAP - ESPAÇO DE INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO

1999
O aprofundamento teórico e atualização pedagógica da equipe APOIO tomaram uma dimensão ainda maior com a inauguração do Centro de Pesquisas e Ações Pedagógicas, em 1999, cuja madrinha é a pedagoga Madalena Freire, que se constitui num rico espaço de intercâmbio de experiências e ressignificação de aprendizagem para educadores comprometidos com a melhoria contínua da sua atuação profissional. O CPAP já é considerado um Centro estadual de referência na Formação de Educadores. Também em 1999, o trabalho de 5ª a 8ª séries expandiu-se para os dois turnos, e o diferenciado trabalho de Educação Especial realizado, desde a fundação do colégio, foi aprimorado com a implantação dos serviços de Apoio Psicopedagógico e Sala de Recursos para o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais, comprometendo-se ainda mais em trabalhar para e na diversidade, numa perspectiva de escola inclusiva.
 
No período entre 1997 e 2004, contínuas melhorias e reformas foram realizadas no espaço físico das duas casas, a fim de ser melhor viabilizada a operacionalização do projeto educacional do colégio, cada vez mais aprofundado pela equipe APOIO, que mantém presença destacada em eventos pedagógicos, culturais, científicos promovidos na nossa cidade.
 
2000
Em 2000 foi implantado o site do colégio www.colegioapoio.net, como mais uma dinâmica e interativa forma de comunicação com alunos, seus familiares, educadores das várias partes do Brasil e do mundo e público em geral.
 
Nesse mesmo ano, com o compromisso de assegurar uma educação de qualidade para todos, aprofundamos, aprimoramos e ampliamos os serviços de atendimento diferenciado aos alunos com necessidades educacionais especiais, com a introdução das funções de professora acompanhante pedagógica e professora itinerante.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

CONTÍNUOS INVESTIMENTOS HARMONIZAM O ESPAÇO FÍSICO DO COLÉGIO

2005
Em 2005, ano do colégio atingir a maioridade, com 21 anos de um trabalho cada vez mais reconhecido pela comunidade educacional do nosso estado, o espaço físico torna a se ampliar com a aquisição da unidade 3, na Rua Joubert de Carvalho, com comunicação interna com a unidade 1 (casa do Ensino Fundamental), destinada à instalação das classes do Ciclo 2 (1º ano, 1as e 2as séries do Ensino Fundamental), que passou a contar, também, com espaços próprios para suas atividades corporais, esportivas e recreativas.
 
Com essa expansão da estrutura física, o colégio assegura um uso mais harmonioso do espaço escolar por todos os seus alunos do Infantil 1 a 8ª série e das Classes Integradas de Adolescentes, que passarão a usufruir de condições mais satisfatórias para o seu pleno desenvolvimento integral.
 
Essa melhor infra-estrutura possibilitou uma ampliação das atividades extras e outras modalidades foram oferecidas: Xadrez, Artes, Capoeira, Ginástica Rítmica e Música (Coral)
 
Em 2006, novos investimentos foram feitos para atender demandas do nosso projeto e dos alunos, como a instalação de mais um Laboratório de Multimídia no Ciclo 2, a construção de um campinho de futebol de areia, aquisição de novas opções de lazer para os parques e galpões.
 
No final do ano, os pontos a destacar foram:
 
  • O número recorde de pais novatos procurando o colégio, o que atesta que o trabalho educacional de referência que realizamos torna-se cada vez mais conhecido e validado.
  • A competente campanha publicitária, veiculada na TV, rádio, outdoors e outbuses, criada pela Aliança Comunicação, com o tema que é a cara do colégio Apoio: “O Mundo é a nossa sala de aula”, bastante elogiada pela comunidade e pela sociedade em geral.
  • O primeiro lugar obtido pelo colégio, no Campeonato Nacional de Robótica, promovido pela Lego, que nos conferiu o direito de representar o Brasil no Campeonato Mundial, a realizar-se em abril de 2007, em Atlanta, EUA.
 
O início de 2007 foi marcado pelas discussões envolvendo Direção, SOP e Professores sobre a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, definida pela Lei nº 11.114, do MEC, a ser efetivada no APOIO a partir de 2008.
Ao longo de 2007, a comunidade Apoio foi gradativamente preparada para essa mudança, amplamente divulgada aos seus atuais e futuros integrantes.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

A ROBÓTICA NOS LEVA AOS EUA E JAPÃO

2008
Neste 23º ano de funcionamento do colégio, além da exitosa campanha dos nossos alunos (alguns já ex-alunos) em Atlanta, no mês de abril, quando obtiveram a maior pontuação entre os países da América Latina, um novo grupo de alunos das 7as e 8as séries, repetiu a performance da equipe vencedora do Campeonato Nacional de 2006, obtendo a 1ª colocação no Campeonato Regional LEGO, realizado no Espaço Ciência, no mês de Dezembro/2007. A vitória garantiu a vaga da equipe do Colégio Apoio, para representar o Brasil no FIRST LEGO LEAGUE WORLD FESTIVAL (Campeonato Mundial de Robótica LEGO), etapa Open Asian Championship, a ser realizado em Tóquio - Japão, em abril de 2008.
 
A câmara dos Vereadores presta uma relevante homenagem ao Colégio e a nossa equipe de Robótica. Por esse destaque, como representante do Brasil em Campeonatos Internacionais.
 
Em 2007, foi muito gratificante, toda a equipe Apoio, constatar a cooperação das famílias, mobilizadas pela vibração dos filhos, para a necessária reforma da nossa quadra poliesportiva, que foi inaugurada numa noite festiva, com direito à música, bingo, dança e entrega de medalhas aos adolescentes que foram campeões nos Jogos Esportivos Internos.
 
Iniciamos este ano, o Horário Integral nas 3as e 5as feiras para alunos do Infantil 2 à 4ª série, do turno da manhã, oferecendo além de orientação pedagógica, atividades artísticas, recreativas, esportivas e Psicomotricidade Relacional.
 
Em 2008, os investimentos da Direção focalizaram a melhoria das instalações dos setores da área administrativa, com a implantação de novos e mais bem estruturados ambientes para a recepção/telefonia, secretaria, Direção Administrativa, Gerência Administrativa, Departamento Pessoal e Departamento Acadêmico e também com a modernização do sistema de informatização do colégio, que passou a contar com a Intranet, facilitando e agilizando a comunicação entre os diversos setores do Colégio.
 
Em Abril de 2008, a equipe de Robótica do Colégio, formada por alunos das 7as e 8as séries, fez uma excelente apresentação no Japão, representando o Brasil, no FIRST LEGO LEAGUE WORLD FESTIVAL (Campeonato Mundial de Robótica LEGO), etapa Open Asian Championship.
 
Já no mês de Agosto, no Campeonato Nacional, a equipe de Robótica do Colégio Apoio, obteve a pontuação máxima de 400 pontos em todos os rounds, classificando-se em segundo lugar geral, na etapa nacional, em São Paulo, garantindo a vaga para participar do FIRST LEGO LEAGUE WORLD FESTIVAL (Campeonato Asiático de Robótica), em Taiwan, no mês de abril de 2009.
 
Também, em 2008, iniciamos a Oficina de Robótica, em horário extra - escolar opcional, para alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Mais um marco de 2008 foi a retomada da parceria com a Escola da Vila de São Paulo, na promoção de encontros de atualização pedagógica para professores. No final dos anos 90, foi significativa a cooperação da equipe da Escola da Vila para a melhoria da nossa prática educativa, assim como da de outras escolas do nosso estado.
 
Em novembro de 2008, na Academia Pernambucana de Letras, a diretora do Centro de Estudos da Escola da Vila, Zélia Cavalcanti, ministrou uma palestra para o público presente sobre a experiência de inclusão na Itália, que foi observada e analisada por uma equipe de educadores brasileiros coordenada pelo Centro de Estudos da Escola da Vila. O CPAP do Colégio Apoio foi o coordenador local desse enriquecedor encontro.
 
O ano de 2009 foi muito especial para todos os que fazem o Colégio Apoio, em virtude das inúmeras comemorações do aniversário de 25 anos do colégio.
 
A começar pelo Carnaval, todas as festividades do ano XXV, foram carinhosa e cuidadosamente preparadas por toda a equipe e vivenciadas com vibração por cada integrante da grande família APOIO. Os pontos altos das comemorações foram, sem dúvida, o evento cultural APOIO ARTICULANDO Teatro e Dança, envolvendo todos os alunos do Ensino Fundamental e das Classes Integradas, no Teatro da UFPE, um espetáculo de sons, movimentos, cores e criatividade; e a festa do Jubileu de Prata, na Rose Beltrão Recepções, que reuniu integrantes e ex-integrantes da comunidade Apoio, além de amigos e colaboradores, em clima de total confraternização.
 
Entre as homenagens de maior relevância que o Colégio recebeu por ocasião do seu Jubileu de Prata, destacam-se a realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco onde a Direção recebeu a placa comemorativa pelos 25 anos do Colégio, e a promovida pela Confraria da Educação, momento em que foi entregue ao Apoio a comenda pela qualidade educacional.
 
Em 2009, o Colégio Apoio voltou a ser a sede da ZDP (Zona de Desenvolvimento Profissional), coordenada pela equipe da Escola da Vila. Em anos anteriores, a nossa equipe de coordenadoras participou desse trabalho com o tema de Formação de Professores e nesse ano em questão, a equipe de psicólogas do nosso colégio trabalhou na ZDP o tema O Papel da Escola na Construção da Cidadania. Todo esse investimento da nossa equipe de gestão repercute na melhoria da qualidade do trabalho pedagógico que realizamos, visto que nossas orientadoras socializam as novas descobertas com todos(as) os(as) professores(as) do colégio.
 
Também neste ano, foi fundada em 16 de junho, na comunidade Lemos Torres, com a presença das diretoras Rejane Maia, Lillian Clark Gomes, Terezinha Cysneiros de Magalhães e Conceição Gomes, coordenadores, professores, funcionários e alunos do Colégio Apoio e representantes da comunidade e do Rotary, uma biblioteca que recebeu o mesmo nome da biblioteca do Colégio Apoio, Leitura Viva.
 
Localizada na Associação dos Moradores da comunidade Lemos Torres, sua organização técnica ficou a cargo da bibliotecária Ellys Regina Galindo, com o suporte técnico de Heleno Neves e Rosa Gondim, todos responsáveis pela organização, dinâmica e funcioamento da biblioteca do Apoio.
 
Marcele e Albany, voluntárias da comunidade, receberam treinamento para atuarem como Auxiliares de Biblioteca e mantêm o funcionamento do local nos horários da manhã e tarde e, também, conforme necessidade da comunidade.
 
O espaço tem uma programação cultural mensal com o objetivo de incentivar o estímulo à leitura e também de criar hábitos e desenvolver atitudes, dentre os quais está a participação de voluntários, que oferecem à comunidade oficinas de teatro e pintura, contação de histórias, palestras, rodas literárias.
 
Foi construído o Laboratório de Ciências do Ensino Fundamental, anseio antigo da nossa equipe e que potencializará ainda mais o diferenciado trabalho que realizamos no sentido de desenvolver o espírito científico nos nossos alunos.
 
Em 2010, novos investimentos foram feitos para atender melhor os pais/responsáveis, com destaques para a reforma da secretaria, melhor organização da biblioteca, com a conclusão da informatização de todo o acervo.
 
2010 foi novamente um ano de conquistas na Robótica. A equipe do Colégio Apoio venceu o Campeonato Nacional de Robótica LEGO e o campeonato na categoria Dance na LARC/2010, Competição Latino-americana de Robótica 2010, evento que contou com a participação de 133 times de 8 países distintos, um universo de 600 competidores.
 
Com a alegria dessas conquistas, que nos habilitaram a representar o Brasil nesses importantes campeonatos em 2011. O Campeonato Mundial de Robótica LEGO, o World Festival, como é conhecido, é o único torneio oficial e acontecerá em St. Louis, nos Estados Unidos, em abril. É uma celebração culminante da FLL, First Lego League, e congrega aproximadamente 85 equipes a cada ano. Será um grande evento e uma grande oportunidade para mostrar o que fazemos em Pernambuco e no Brasil.
 
As equipes se preparam, também, para a Robocup 2011, um espaço para inteligência artificial e para robótica inteligente de investigação e uma exposição dos avanços, em formato visível, para pessoas que não são especialistas, o que permite que elas possam compartilhar o entusiasmo dos pesquisadores. A Robocup 2011 acontecerá em julho, em Istambul, na Turquia.
 
Estamos nos preparando e, paralelamente, buscando patrocínios que possibilitem as participações das nossas equipes.
 
Com o objetivo de estimular o uso de tecnologia de ponta e desenvolver o comportamento empreendedor, surgiu, em 2010, o Clube de Robótica, um ambiente de aprendizagem de Robótica, destinado aos alunos dos ciclos 4 e 5 do Colégio Apoio.
 
O desenvolvimento da ciência e de pesquisas, o desenvolvimento e avanço tecnológico, a aquisição de conhecimentos, o progresso intelectual, o aprender a aprender e o satisfazer necessidades de mercado e das pessoas são objetivos do trabalho do clube, que utiliza ferramentas tecnológicas inovadoras e atualizadas no desenvolvimento das atividades, como os kits educacionais de robótica Lego, Modelix e VEX.
 
Com a coordenação de Vancleide Jordão, a aprendizagem acontece na interação entre os participantes do clube, no trabalho em equipe, através de desafios, situações-problema e jogos de empresa e tem empolgado os dedicados alunos.
 
O Clube funciona às segundas-feiras, das 7h30 às 9h30, para os alunos do turno da tarde e nas quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, para os alunos do turno da manhã. Em ambos os turnos, com a disponibilidade de 16 vagas.
 
O trabalho na comunidade Lemos Torres segue a pleno vapor em 2010. A formação continuada das auxiliares da Biblioteca, moças da própria comunidade, tem sido uma prioridade, assim como o incentivo à programação mensal de oficinas, rodas literárias e encontros. Essas atividades têm sido feitas por pessoas do próprio Colégio, que, como voluntárias, oferecem às crianças, jovens e adultos da comunidade oportunidades de ampliação dos conhecimentos de si próprios, da nossa cultura, do mundo, em geral.
 
Neste ano também foi feito o acompanhamento do uso efetivo do acervo. Temos uma estatística, de outubro a dezembro de 2009, de 219 empréstimos. De janeiro a agosto de 2010, aconteceram 903 empréstimos. Acompanhar os crescimentos é gratificante como retorno do nosso desejo de contribuir ativamente para a transformação das pessoas, da educação, da nossa sociedade.
 
Em outubro deste ano, o Colégio Apoio em parceria com a Editora Projeto de Curitiba, Paraná, coordenou o 1º Encontro de Professores Pensantes, cuja abertura se deu com o lançamento da edição nº 12 da PROJETO – Revista de Educação, bastante conceituada no meio educacional. Um dos capítulos da revista foi produzido por Rejane Maia (Diretora Pedagógica), juntamente com educadoras do colégio (Elke Prado, Roberta Maia, Cláudia Oliveira e Camila Vieira). Esta última foi uma das palestrantes do encontro e abordou com bastante competência o tema que foi título do Artigo produzido pela equipe Apoio: A Construção da Leitura e da escrita com olhar para a diversidade. Durante o ano, o Colégio Apoio consolidou a parceria com a Escola da Vila de São Paulo, dando prosseguimento ao projeto da ZDP (Zona de Desenvolvimento Profissional), voltado em 2010 para a formação das equipes pedagógicas em Didática da Matemática.
 
Constatando o quanto nossos alunos se envolvem e aprendem na instigante aula de campo no Refúgio Ecológico Charles Darwin e motivados pelo desejo de que mais alunos tivessem acesso, em uma linguagem adequada a sua idade, ao importante trabalho desenvolvido naquele local, decidimos criar uma revista com ilustrações e textos explicativos sobre o Refúgio Charles Darwin.
 
Ela foi escrita pelos alunos de uma 4ª série do Ensino Fundamental 1, destinada aos colegas desse mesmo nível de escolaridade, para que os potenciais leitores experimentem o prazer de observar, apreciar, ler e aprender sobre o meio ambiente natural.
 
É o fruto de uma experiência múltipla: sensorial, cognitiva, ética e atitudinal, do contato real com a paisagem natural e os seres vivos nela presentes, do deslumbramento dos alunos no estar “ in loco”. É produto de estudos e pesquisas, do estabelecimento de relações efetivas de cuidado com o meio ambiente e da admiração pela atuação do Refúgio Ecológico Charles Darwin, que os levou a se sentirem comprometidos com a divulgação desse espaço e do importante trabalho lá realizado.
 
Iniciamos 2011 com um grande marco: no dia 22 de fevereiro de 2011, aconteceu a inauguração do Canteiro Sementeira. A adoção pelo Colégio desses canteiros, em frente à Sementeira do Sítio da Trindade, além de amenizar os problemas de trânsito no entorno do colégio, conforme o projeto paisagístico, cria vagas de estacionamento e embeleza a paisagem.
 
Essa nossa atitude vem, principalmente, ao encontro do nosso projeto político pedagógico, que tem como uma de suas prioridades o conhecimento sobre o meio ambiente, seu cuidado e sua preservação, a construção de uma conscientização ecológica dos nossos alunos e de toda a comunidade escolar.