O ensino de língua inglesa tem estado em constante desenvolvimento nas últimas décadas - e pode apostar que essa transformação tem sido pra melhor! Enquanto no passado ficávamos voltados apenas para a utilização de listas de palavras, estruturas gramaticais e exercícios sem contextualização dentro de sala de aula, hoje em dia procuramos trabalhar com a aprendizagem ativa e colocamos na nossa prática cotidiana aquilo que aprendemos durante as aulas.

Desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, a equipe de professores de inglês do Colégio Apoio tem se empenhado para trazer o conteúdo que trabalhamos em sala para as vivências de nossos alunos e alunas - esta tem sido uma pauta incansável dos momentos de formação, junto às coordenações tanto dentro da escola, como com a consultoria de profissionais de fora dela.

A partir de março deste ano, tivemos bastante contato com a equipe responsável pelo ensino de língua inglesa do Grupo Bahema Educação; pudemos ter a experiência de participar de uma Trilha Formativa de Inglês, onde compartilhamos nosso fazer pedagógico com profissionais de língua inglesa de outras escolas do grupo. Além destes momentos, temos também nos encontrado para discutir planejamentos e tomar decisões pedagógicas pensadas para que nossos estudantes possam aproveitar dos momentos em inglês da melhor forma possível.

E todo o nosso trabalho se inicia no planejar. É a partir deste pontapé inicial que conseguimos trazer o inglês para as aula com atividades desafiadoras e ludicidade.

As brincadeiras durante as aulas de inglês - e elas estão presentes desde a Educação Infantil até o nono ano - permitem que a língua-alvo seja utilizada em sala sem que haja a necessidade de “decoreba” ou de imitação - estamos, como parte do processo de aprendizagem ativa, dando oportunidades para que estudantes possam usar da língua da forma como conseguem, objetivando o uso da mesma para comunicação.

MF banda

E a comunicação é - e continua sendo - o nosso foco enquanto educadores. Pensando nisso, a escola vem trabalhando há alguns anos com um evento de grande importância no ano letivo do nosso Ciclo 5 (oitavos e nonos anos), mas que acaba reverberando por toda a escola: o Music Festival. Este evento foi idealizado como um momento onde alunos e alunas poderiam ter suas habilidades artísticas estimuladas, através da música e da dança, a fim de enriquecer seus conhecimentos referentes à língua inglesa.

Este é um evento bastante esperado por vários alunos e alunas de todos os ciclos, mas infelizmente devido à pandemia causada pelo COVID-19, a edição de 2020 não pôde acontecer. Em 2021, o Music Festival volta com toda a força - e também reformulado!

Além de ser um evento onde estudantes podem se expressar artisticamente, ele também se tornou uma grande parte do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa! O Music Festival é, agora, um projeto que tem como objetivo trazer informações sobre momentos e pessoas importantes do mundo da música. A primeira edição após essa reformulação terá como tema principal uma banda que deixou (e ainda deixa) muita gente sem ficar parado: Os Beatles!

Music festival Djalma e adriana (1)

Durante as nossas aulas de língua inglesa, os alunos e alunas puderam realizar pesquisas e saber um pouco mais sobre as vidas dos membros da banda, inclusive algumas curiosidades! Além disso, eles puderam conhecer e ouvir com mais atenção algumas letras e sons que os Beatles criaram na década de 60, e pudemos perceber o quão rica foi a contribuição destes quatro garotos de Liverpool, na Inglaterra, para os sons e letras que ouvimos ainda hoje.

Assim, na edição deste ano, todos os alunos estarão participando deste momento tão especial! Para além de performances sensacionais que estarão acontecendo no início da noite do dia 19 de novembro, teremos também a exposição de trabalhos realizados pelos estudantes a partir das pesquisas e discussões realizadas em sala!

Estes trabalhos colocam na prática tanto a escrita quanto a oralidade dos nossos alunos e alunas, exatamente da forma como eles conseguem se comunicar - e é prestando atenção às peculiaridades linguísticas de cada um/cada uma que podemos ajudá-los a se tornarem cada vez mais competentes no uso dessa segunda língua.

Por isso, caso vocês ouçam nossos alunos e alunas cantarolando letras e melodias dos Beatles, eu indicaria que vocês se juntassem a eles! Pode acreditar, dá pra aprender e praticar inglês bastante só com esse exercício!

Djalma Wanderley.

Por Clarissa PereiraPor Clarissa Pereira