Blog Colégio Apoio

Aprendendo Geografia com a rotação por estações

Escrito por Colégio Apoio | 30 mar 2022

Conhecendo a Geografia é que se descobre e compreende o mundo! Para entender sobre os diversos aspectos demográficos da população mundial, seus contrastes e desafios, os estudantes dos 8º anos realizaram um momento de rotação por estações. A primeira envolveu a análise de textos sobre a mortalidade infantil e as 8 Metas do Desenvolvimento do Milênio da ONU.

A segunda estação envolveu a análise de um mapa mental, um infográfico e um folder em que se destacavam os processos de envelhecimento populacional, ponto de partida para os alunos explicarem, através de um texto, quais as principais consequências econômicas e sociais do envelhecimento populacional.

Na terceira estação, os alunos receberam dados populacionais (fictícios) e tinham que construir duas pirâmides etárias e, através da análise delas, traçar um perfil socioeconômico daquelas populações fictícias em relação à qualidade de vida e acesso a serviços básicos. Neste tipo de atividade os estudantes acessam os conteúdos de maneiras diferentes, a partir de linguagens diversas.

O professor de Geografia do 8º ano, Igor Lúcio, optou por essa estratégia didática de educação formal caracterizada para valorizar a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo. Um mundo melhor começa nas ideias, assim como as sementes que plantamos e esperamos germinar por aí.