Aprender a Aprender, a Vida Toda.

O aprendizado de competências para a vida no Colégio Apoio acontece todos os dias, todas as horas, dentro e fora da sala de aula, não para. Desde o Maternal, as práticas pedagógicas são orientadas para que os aprendizes desfrutem de todas as oportunidades de aprendizagem nas diferentes etapas de ensino, com suas especificidades, e possam ser formados integralmente.

Agora, isso se aplicará, também, ao nosso Ensino Médio. Além de ensinarmos os conteúdos essenciais desse segmento conclusivo da Educação Básica, ofereceremos a vivência de um currículo integral, inovador e transformador, constituído por itinerários formativos, trilhas, projetos de vida e eletivas.

Com uma base pedagógica forte, construída em 37 anos de muito estudo, aprendizado, construções, parcerias com diversos setores da nossa sociedade e resultados diferenciados na formação dos nossos estudantes, egressos do Ensino Fundamental 2, o Colégio Apoio assume mais este desafio com a segurança de seguir fazendo a diferença na vida de estudantes e familiares que integram a sua comunidade educativa.

Manteremos a energia e vibração em nosso cotidiano escolar, com atenção aos aspectos socioemocionais, sempre com o compromisso de construir um legado de formação ética, humanista e com respeito às diferenças.

TROFEU2-1

Ensino Médio Colégio Apoio 2023

Um Projeto de Vida para a Vida Toda.

Sonhos não cabem em gavetas, devem ser vividos, realizados. Por isso, o Colégio Apoio inaugura, em 2023, uma nova história, a etapa conclusiva da Educação Básica: Novo Ensino Médio, para consolidar a construção de uma educação transformadora, presente há 37 anos na cidade do Recife.

Um novo espaço projetado para adolescentes e jovens, acolherá estudantes do Ensino Fundamental 2 (do 7º ao 9º ano) e do Ensino Médio, a ser inaugurado. Bem pertinho, a 200 m da sede principal. Sim! Neste novo ambiente, daremos continuidade a uma proposta pedagógica de referência, aberta ao pluralismo das ideias, atenta às relações únicas de cada aprendiz consigo, com o outro e com o mundo.

VASO-1

Itinerários Formativos

Buscam a superação da fragmentação disciplinar do conhecimento e, ao mesmo tempo, fazem parte de uma proposta de organização dos objetos de conhecimento, por áreas não excludentes, das especificidades e saberes historicamente construídos por cada unidade curricular.

Projeto de Vida

A vida dos jovens é marcada por dúvidas e expectativas. Ter Apoio, hoje, faz a diferença nas escolhas do amanhã. A escola deve organizar-se para auxiliá-los na construção de identidades e definição do seu projeto de vida de forma consistente, ofertando, para isso, ferramentas, para que eles possam traçar estratégias para sua concretização. Estratégias para o hoje, atentas ao amanhã.

Sua vivência objetiva engajar os jovens nas suas construções pessoais e sociais, o que favorecerá todas as demais conquistas: autonomia, responsabilidade, ética, solidariedade, empatia, sustentabilidade e tantos outros aspectos fundamentais para a formação de qualquer cidadão, apto a tomar decisões sobre os caminhos futuros, de forma mais consciente e responsável para eles e para toda a comunidade. Sim! Um projeto de vida.

Inspire e Expire! Corpo e mente em harmonia.

O acompanhamento emocional do Colégio Apoio é realizado por uma equipe de psicologia experiente e alinhada com as demandas dos desafios dos jovens na atualidade – Assegurar o equilíbrio emocional para o enfrentamento seguro  dos seus conflitos pessoais, sociais e pedagógicos, demandantes desta fase do desenvolvimento e de suas cobranças internas e externas com: Grupos de Ajuda – Yoga/Meditação – Assembleias e Coletivos estudantis.

ROBOTICA2-1

Equipe experiente e em constante aprendizado.

Sensibilidade, comprometimento, excelência acadêmica e permanente processo de Formação Continuada são os pilares que definem a equipe do Colégio Apoio. Dessa forma, nossos profissionais atuarão para assegurar os diferenciais do projeto Apoio, com foco:

-   Nas competências para a vida;

-  No desenvolvimento de habilidades específicas das diversas áreas do conhecimento (Formação Geral Básica, Itinerários Formativos e disciplinas eletivas) e;

- No alcance de objetivos traçados por cada estudante.

NOTEBOOK-1

Apoio é o nosso primeiro nome, o segundo é: inovação!

Os espaços de aprendizagem foram pensados arquitetônica e tecnologicamente para favorecer a vivência de metodologias ativas, com intencionalidade pedagógica, a fim de formar estudantes/agentes interventores na sociedade,  por meio da escuta ativa, pensamento crítico-reflexivo, científico e cultural, protagonismo, criatividade e colaboração.

- Espaço STEAM - Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts), Matemática (Math) e Robótica

- Espaço Ágora para assembleias, reuniões, encontros interclasses e socialização de saberes

- Salas de aula ambientadas de formas diversas em função da natureza da atividade curricular.

- Espaços para estudos individuais e coletivos

- Espaço de Práticas de Laboratório

- Espaço Movida– Teatro, Música, Yoga e Meditação

- Ateliê Criarte – Artes Visuais

- Estúdio de gravação

- Quadra poliesportiva

- Cozinha Experimental

- Biblioteca

- Horta orgânica

Saiba mais sobre o Colégio Apoio:

www.colegioapoio.net

Instagram/colegioapoiorecife

facebook.com/colegioapoiorecife

Rua Conselheiro Nabuco, 44 – Casa Amarela, Recife - PE.