Para falarmos sobre o ingresso no Ensino Fundamental, precisamos, inicialmente, nos reportar às discussões legais sobre a idade de corte para a matrícula no 1° ano:

  • A  Lei Estadual - PE n° 15.610/2015 estabelece  que terá  direito à matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental o aluno que completar 6 (seis) anos até  o dia 30 de junho do ano letivo para o qual foi efetuada a matrícula.

  • No entanto, a referida Lei foi determinada para garantir o curso dos estudos dos alunos que já frequentavam a escola, na Educação Infantil.

Para os alunos que iniciam na Educação Infantil, segue  a decisão do STF, reforçada pela Secretaria Municipal de Educação, que estabelece o corte etário para 31 de março . 

Portanto, o Colégio Apoio,  referência enquanto colégio construtivista em Recife, em cumprimento às decisões oficiais, terá a partir de 2023, o ingresso de todos os seus alunos no 1° ano do Ensino Fundamental aos 6 anos,  cumpridos até a definida data de corte (31/3).

No último ano da Educação Infantil, quando completam 5 anos, é provável que as crianças comecem a demonstrar maior  senso de coletividade; respeito à diversidade e a buscar uma maior autonomia na resolução de conflitos com os pares.

No Campo da Linguagem, já aparece, na grande maioria, o interesse pela leitura e escrita e avançam na construção desses processos, interagindo com diversos textos na sua função social; recitam poesias mais longas; recontam histórias com mais detalhes. Há também espaço para um aprofundamento no campo da Matemática, por revelarem uma maior consciência numérica, sem esquecer a importância da expressão plástica. Seu cérebro já passou por diversas experiências e construiu novas conexões, estando apto para as novas aprendizagens que virão. As crianças desta idade são investigadoras por natureza e iniciativas como pesquisas em diversas fontes e aulas de campo, em consonância com projetos interdisciplinares, contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas.

O trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental numa abordagem construtivista, possui características bem específicas e que são essenciais para que as crianças aprendam a aprender com significado e construam competências importantes para a vida atual e vida futura. 

Nos anos iniciais aqui no Colégio Apoio, são sistematizados os processos de construção da leitura e da escrita e de alfabetização matemática (compreensão numérica e capacidade de resolução de problemas). Nesse período, as crianças também terão uma condição ampliada de participar do planejamento cooperativo dos projetos a serem vivenciados na sua classe, devido ao seu maior amadurecimento socioafetivo (maior capacidade de opinar, fazer escolhas, assumir papéis, compartilhar ideias) e cognitivo (maior competência linguística e melhor nível de raciocínio lógico). 

A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.

Nos anos finais do Ensino Fundamental 1 (4ºs e 5s  anos), ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e procedimentos científicos mais complexos, desenvolvendo observações, análises, registros mais completos e precisos e argumentações, potencializando descobertas.

Esses anos finais, são conhecidos como o período das aprendizagens sistemáticas em que ocorrem a introdução à metodologia de estudo, ampliação da compreensão numérica, maior apropriação da linguagem matemática, consolidação das Operações Fundamentais, aplicando-as a problemas diversos, introdução dos números racionais (frações e decimais), ampliação das produções e compreensão de textos com maior subjetividade, bem como a exploração mais sistemática das regras ortográficas e gramaticais.

Deseja-se, dessa forma, que as situações de estudo demandem progressivamente maior autonomia e que mobilizem a passagem do ser aluno para o ser estudante, ou seja, aquele que assume a responsabilidade por sua aprendizagem. 

Numa abordagem Construtivista, a diversidade faz parte da dinâmica de sala de aula e como os alunos aprendem de formas diferentes, no Colégio Apoio, planejamos o cotidiano escolar com atividades diversificadas que visam atender às demandas individuais e consideram as possibilidades de aprender de cada um. Dessa forma, um mesmo conteúdo é abordado por diferentes estratégias e a organização  social da sala de aula é muito bem pensada, garantindo construções em grupos, trios, duplas e, também, individuais, o que possibilita um envolvimento maior do aluno com metodologias ativas como o ensino por projetos interdisciplinares e o ensino híbrido. O aluno é o protagonista do seu processo de construção de saber, por isso priorizamos a resolução de situações-problema e a utilização de jogos no ensino da Matemática e as práticas de leitura e escrita são vivenciadas num nível de maior aprofundamento e seguem atreladas ao seu propósito comunicativo e a sua função social. A tecnologia aparece inserida nas construções que são realizadas dentro e fora da sala de aula, possibilitando que a aprendizagem seja cada vez mais colaborativa e personalizada.

Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Apoio, são constantemente estimulados a desenvolver competências indispensáveis a sua formação de estudante, como por exemplo:

  • Concentrar-se;

  • Auto-organizar-se;

  • Ser perseverante e flexível;

  • Ler criticamente diferentes tipos de textos, assumindo posições próprias diante dos diversos temas abordados;

  • Compreender e se expressar através de múltiplas linguagens;  

  • Fazer escolhas sensatas e argumentar na defesa dos seus próprios pontos de vista, entre outras.

  • Aprender a pensar autonomamente;

  • Identificar, enunciar e resolver problemas, estabelecendo relações de naturezas diversas; 

  • Selecionar informações extraídas de múltiplas fontes, organizá-las e aplicá-las com pertinência em diferentes contextos.

Para que essas competências possam ser desenvolvidas, é fundamental que as crianças sejam estimuladas a construírem seus conhecimentos em diferentes espaços e situações. Aqui no Colégio Apoio, às atividades de casa, aparecem nesse processo com uma valiosa ferramenta que garante a integração da família ao projeto de trabalho que o(a) filho(a) realiza no Colégio; proporciona também novas oportunidades  aos  alunos de apropriação e fixação dos diferentes conteúdos escolares, mobilizando o grupo para o que vai ser sistematizado a seguir. Favorece o desenvolvimento do hábito do trabalho autônomo; articula a produção de conhecimento dentro do colégio com a realizada fora dele  e cria um vínculo significativo com os estudos. Além disso, serve a objetivos mais específicos, como resolver questões ligadas aos conteúdos de cada etapa escolar, ampliar/consolidar as aquisições realizadas em classe, antecipar algo que ainda será trabalhado em sala de aula. A tarefa de casa é também um excelente instrumento para a autoavaliação do aluno e para nortear os reencaminhamentos do(a) professor(a) de modo a garantir a desejada aprendizagem.

A família poderá ser uma grande aliada no processo de construção do papel de estudante, ajudando na realização das atividades de casa com pequenas ações cotidianas, como por exemplo:

  • Verificar se o(a) filho(a) sabe o que precisa fazer;

  • Coordenar tempo e espaço adequados para a realização da(s) tarefa(s);

  • Validar o esforço do(a) filho(a), reforçando-o(a) positivamente;

  • Cobrar responsabilidade e capricho (proporcionalmente à idade);

  • Dar ajudas necessárias/Esclarecer dúvidas simples;

  • Colaborar na construção de hábitos e atitudes indispensáveis à formação do estudante.

Luciana Mello

a

[]