Biblioteca Leitura Viva

Acesse nosso catálogo de livros on-line!

A Biblioteca Leitura Viva tem buscado ampliar regularmente seu acervo com o propósito de disseminar  informações e cultura, estimular a pesquisa e garantir lazer, promovendo a leitura como uma importante ferramenta no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Agora contamos com um novo software para que nossos (as) alunos e alunas possam consultar nosso acervo de livros, fazer empréstimos, reservas e devoluções.

ACESSE AGORA!
leitura-viva
luis

O que muda na nossa biblioteca?

Além de organizar o espaço físico com novas identificações sobre os assuntos e localização do nosso acervo, paralelamente estaremos atualizando os conteúdos na nossa base de dados de pesquisa buscando padronizar e explorar mais ainda os assuntos de cada livro com informações de resumo, capa, dados biográficos do autor e a recomendação da faixa etária para leitura.

O acesso ao acervo desde sempre tem sido livre, no entanto, pedimos a compreensão que devido às mudanças físicas, apenas os profissionais da Biblioteca terão acesso. O livro que a Comunidade Apoio precisar será entregue em mãos, e também será possível identificar por meio de consulta ao Pergamum, o nosso sistema de gestão de biblioteca.

Nossos serviços

Consulta ao acervo - confira nosso catálogo on-line, acompanhado de um manual de uso para auxiliar nas dúvidas frequentes.

Empréstimos - apenas de livros destinados a estudantes, professores e funcionários. Dicionários, almanaques, enciclopédias, revistas e obras de referência no geral são apenas para consulta local. Estudantes e funcionários poderão levar até 3 livros por 7 dias úteis e Professores poderão levar até 3 livros por 15 dias úteis.

Renovação - este procedimento poderá ser realizado no próprio Pergamum, no MEU PERGAMUM ou balcão de atendimento da Biblioteca se o material não possuir reserva, não estiver em atraso e o usuário não tiver pendências com a biblioteca.

Reservas - podem ser feitas também no MEU PERGAMUM somente se todos os exemplares da obra estiverem emprestados e o usuário não tiver pendências com a biblioteca. Uma vez disponível, o usuário deverá retirar o material reservado no prazo de um dia útil. Caso isto não ocorra, fica automaticamente cancelado o pedido de reserva e passará diretamente para o próximo da lista.

Devolução - fiquem atentos ao prazo de devolução dos livros. A biblioteca não cobra multa, no entanto, para aqueles que atrasarem, os sistema identifica e automaticamente afastará por uma semana, impossibilitando realizar novos empréstimos até regularizar a situação.

Orientação à pesquisa, ao acervo e à Internet - a equipe da biblioteca está pronta para atender na orientação necessária e na busca de títulos e assuntos. Bem como, pesquisas em bases de dados de pesquisas escolares.

Livre acesso às estantes - solicitamos a compreensão que, logo em breve, teremos novamente, o acesso livre à busca de títulos nas estantes, tendo o cuidado no manuseio e na organização da biblioteca.

Obs: O que é o MEU PERGAMUM? Localizado no canto superior direito do catálogo online, Meu Pergamum é a área de login para estudantes, professores e funcionários da Comunidade Apoio na Biblioteca, com acesso através da matrícula (totvs) e senha de 4 dígitos (cadastrada na biblioteca). Essa área disponibiliza a renovação online, histórico de livros emprestados, lista de reserva, cadastro de assuntos de interesse, dentre outros. A pesquisa ao acervo não precisa de login.