Uma vida inteira de estudos e dedicação à educação inclusiva foi a pré. Por isso, o compartilhamento tão enriquecedor na Pós.

Imagine uma sala de aula onde todos os alunos são professores. A troca de experiências é intensa. O aprendizado se multiplica. Foi nesse clima de entusiasmo e trocas que aconteceram as aulas de mais duas disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva, ambas ministradas por nossa diretora pedagógica Rejane Maia:

A gestão escolar na perspectiva inclusiva.
O perfil e atribuições do professor e dos profissionais de apoio na relação com o aluno com NEE.
O curso é um marco nos 35 anos do Colégio Apoio, que sempre teve sua história aberta à diversidade e à renovação dos processos pedagógicos para atender as várias formas de aprender.

A parceria com a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO, instituição também pioneira na inclusão no Ensino Superior no Estado, nos permitiu a realização desse projeto. Partilhamos, de forma profunda e acadêmica, tanto nossos conhecimentos teóricos quanto nossa rica experiência sobre as muitas maneiras de lidar com a diversidade de aprendizagens.

Segundo as participantes, além de ricas e fortalecedoras, as disciplinas esclareceram como todos na escola precisam ressignificar suas ações para atender às diferenças.

A professora Edinar Baia, aluna do curso, expressou seus sentimentos: “As aulas foram excelentes. Saí totalmente renovada”. As educadoras Cláudia Oliveira e Cássia Machado, também aprendizes, relataram felizes: “Participar da Pós nos trouxe um novo olhar para a necessidade de estruturar a gestão escolar de forma inovadora, ressignificando princípios e práticas para o desafio de educar na diversidade". A pedagoga e acadêmica Juliana Nunes de Siqueira foi só gratidão: “As aulas desses dias com Rejane foram de fundamental importância para minha formação continuada. Mesmo com curso e mestrado na área, na prática diária os desafios da escola inclusiva são grandes. Trocar experiências e aprender com a belíssima trajetória e ação pedagógica de Rejane foi enriquecedor. A forma como ela abordou os temas foi prática e fortemente embasada numa pedagogia humana, preocupada com a formação do cidadão”.

Se todo educador ao ensinar também aprende, na sala de aula repleta de professores alunos, Rejane vivenciou uma nova experiência como docente discente: lecionando, refletindo, discutindo, trocando experiências sobre inclusão. Iluminando os caminhos de todas as presentes. Facho de luz.