O segundo semestre começou com o sentimento de renovação, pela alegria do reencontro, pelo acolhimento aos(às) novos(as) alunos(as) que iniciaram conosco a sua vivência escolar e, também, pelo avanço nas obras da nossa nova sede para o Ensino Médio.

Agosto foi o mês de encaminharmos com as equipes responsáveis, as cuidadosas análises da Avaliação Institucional realizada com as famílias no início de junho. Lamentamos, mais uma vez, o pequeno quantitativo de respostas e reforçamos a importância do olhar de todos vocês para a constante reavaliação e qualificação do nosso projeto. Ficamos muito felizes com o reconhecimento da nossa Proposta Pedagógica e da competência profissional da nossa equipe, pela grande maioria das famílias que responderam a pesquisa. Alguns pontos sinalizados por vocês, como a estrutura física e a comunicação escola/família, estão no nosso foco de atenção.

Todos já puderam perceber, desde o início do ano, as melhorias realizadas nos ambientes do colégio. Começamos agosto com um novo layout no acesso às salas da Educação Infantil e com a ampliação das salas dos Infantis 2. Recentemente, reinauguramos a biblioteca, num local mais acessível para todos (antiga sala google) e um novo espaço de convivência exclusivo para os adolescentes (rooftop próximo à quadra).

Na área de comunicação, algumas famílias sugeriram que enviássemos antecipadamente o cronograma de todos os eventos do ano. Já utilizamos esse formato e avaliamos que, pela dinâmica própria do espaço escolar, corremos o risco de precisar fazer alguma mudança no cronograma e a antecipação da divulgação não nos permitir tal flexibilidade. Comprometemo-nos, a partir de agora, a antecipar os eventos dos sábados ou da primeira semana do mês seguinte, já no informativo Apoio - Família de cada mês. Esperamos que essa ação minimize as dificuldades de organização prévia para todos.

Agosto também foi o mês de intensificarmos nossas ações/reflexões com alunos (as) e familiares sobre os investimentos necessários na saúde emocional, para enfrentarmos os desafios da pós-pandemia. As lives promovidas semanalmente pela Bahema estão disponíveis no canal do YouTube do Centro de Formação da Vila. Pela relevância dos temas discutidos e pela competência dos profissionais convidados, recomendamos que todos possam acessar a gravação delas, para usufruírem das valiosas contribuições realizadas.

Ao longo do semestre, realizaremos novos encontros presenciais com outros profissionais que trarão contribuições importantes para continuarmos juntos(as) investindo no bem-estar de toda a nossa comunidade.

No dia 5 de setembro, já temos um encontro marcado com Hugo Madureira, pai Apoio e criador do Projeto Approche, que trará algumas reflexões, já compartilhadas com os(as) estudantes do Ciclo 5 e com a equipe de professores(as), sobre a sinuosidade das certezas. Acreditamos que essa será a melhor maneira de reunirmos novamente todas as famílias da nossa comunidade.

Ao longo do mês, teremos também os nossos Encontros de Famílias, com as psicólogas/orientadoras de cada Ciclo, para pensar com vocês sobre conteúdos relevantes para cada faixa etária, observados pela equipe no cotidiano escolar.

Finalizamos o mês de agosto, apresentando para as famílias dos alunos e alunas dos 5o anos, a nossa competente e diferenciada Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental 2. Estamos disponíveis para conversar com aqueles que não tiveram a oportunidade de participar do encontro com Luciana e Renata. Agora, será a vez dos(as) estudantes conhecerem alguns/algumas dos(as) novos(as)professores(as) e começarem a se preparar para as novas e valiosas aprendizagens que farão no 6o ano.

O dia 09/09 marcará o final da II etapa de trabalho para as turmas do Ensino Fundamental. Todos os(as) alunos(as) que precisaram levar atividades de reforço nas férias já receberam o registro das Avaliações Processuais, com os encaminhamentos necessários para continuarem avançando nos seus processos de aprendizagem.

Na III e última etapa do ano, a se iniciar no dia 12/09, priorizaremos, além da ampliação de conhecimentos, com a conclusão dos currículos programados para cada ano, a fixação das essenciais metas de aprendizagem já trabalhadas na etapa anterior e a superação das dificuldades diagnosticadas no processo de aprendizagem de alguns/algumas estudantes. Aguardem o envio das novas metas de aprendizagem e dos projetos que serão vivenciados nesse período.

Finalizaremos setembro com mais uma ação que está mobilizando bastante toda a nossa equipe. Nos dias 29 e 30/09, receberemos Fábio Conceição, historiador, mestrando em Relações Étnico-Raciais e Coordenador do Comitê Antirracista da Bahema Educação.

Fábio trabalhará com os/as estudantes do Ensino Fundamental 2 e com toda a equipe, o Letramento Racial e fará o Diagnóstico das relações raciais no colégio. Esses encontros marcarão o início de um projeto que, ao nosso ver, fortalecerá, ainda mais, nossos investimentos na formação de cidadãos e cidadãs mais conscientes, que serão importantes atores na construção de uma sociedade mais justa para todos.

Para que todos os profissionais do colégio possam participar desse importante momento formativo, não teremos aulas para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, na sexta-feira, dia 30 de setembro.

Informamos antecipadamente, a fim de que já se organizem para o mês seguinte, que teremos, do dia 04 ao dia 07/10, os Plantões Pedagógicos conclusivos da II etapa para todas as turmas do Ensino Fundamental. Observem as datas no item “Para marcar na agenda” de cada Ciclo e já se programem para participar dessa importante etapa do nosso processo avaliativo.

No sábado, dia 8/10, teremos um evento literário para todas as turmas do Ensino Fundamental 1 e essa vivência substituirá o dia letivo 30/9, em que não daremos aulas, por estarmos vivenciando o importante Letramento Racial. Aguardem um novo comunicado com os detalhes desse momento, que temos certeza de que será de muita diversão e aprendizado para todos.

No sábado 22/10, será a vez de nos encontrarmos com toda a comunidade para celebrarmos os 38 anos do nosso Colégio. A comemoração está sendo planejada com muito carinho, para que todos possam usufruir da alegria do encontro. Aguardem convite e detalhes dessa significativa vivência.

A Direção.

a

[]