Quem esperava que um vírus mudaria a vida de tantos ao redor do mundo inteiro?  Ou uma pandemia que mudasse a visão de alguns sobre por quem estamos sendo protegidos desde última eleição até os dias de hoje? O coronavírus é um novo vírus que causou mais de cem mil mortes ao redor do mundo e tragédias na vida de tantos. Existe uma suposição, quase confirmada, de que isso tudo se iniciou em Wuhan, uma pequena cidade na China, no final de novembro de 2019, mesmo não sendo 100% confirmado, especula-se que o vírus proliferou-se em um pequeno mercado de animais marinhos e infectou alguma pessoa e consequentemente foi aumentando.

Em alguns lugares do mundo, tudo já está tomando a sua forma inicial, como era antes da pandemia, com pessoas estando juntas em ambientes sociais, mas com providências bem específicas e importantes. Como dito anteriormente, estamos vivendo uma pandemia, que infelizmente chegou ao solo brasileiro, e já houve mais de 66.000 mortes por aqui. Deveríamos ter um governo para nos proteger, tomando as devidas precauções, para haver o menor número de vítimas, mas esse não é o caso. 

Vamos pensar sobre tudo que o ser humano já descobriu e como isso mudou a vida de tantos, mas que, com toda certeza, houve dificuldades durante o processo, isso não seria diferente durante os estudos do novo coronavírus. O número de mortes aumenta, mas os estudos continuam existindo. A cloroquina, conhecida por ser a solução para o presidente brasileiro, não funciona para combater a COVID-19, como já foi comprovado cientificamente. Diversos estudiosos, de vários países ao redor do mundo, já citaram isso oficialmente e, mesmo assim, o presidente continua insistindo nessa ideia. Mas, enquanto ele fala isso, temos mortes atrás de mortes e um Ministro da Saúde que não é especializado na área da saúde, um ponto de extrema importância, trazendo uma imagem desqualificada para o nosso país, o que, para muitos, não tem importância.

Foram diversas as estratégias informais e desorganizadas do Governo Federal, e não podemos esquecer da forma como ficamos cegos por culpa do próprio presidente. E, graças ao privilégio de poucos, conseguimos nos informar sobre o que era necessário. Estou falando da época na qual o Governo Federal escondeu o número de casos  da COVID-19 no Brasil, e plataformas famosas de notícias, como o G1, UOL, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo e Extra, rebelaram-se contra a decisão do presidente e expuseram os números, mantendo os brasileiros informados. 

“Entre a ignorância e a ciência, não hesite.” fala dita pelo Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, o qual resume o óbvio em relação às atitudes do governo e à oposição que ele faz à ciência. São dois fatores diferentes (ignorância e ciência) que o povo não pode se confundir, mas, quando alguém que deveria ser de exemplo coloca sua máscara em cima dos olhos, o povo realmente vira uma cópia disso.

Assim, temos em vista um problema sério, que mesmo parecendo impossível de mudar,  requer estratégias a partir da ação de muitos, tanto os mais “sem voz”, ou seja, os sem privilégios, que, mesmo recebendo ódio e preconceito de muitos,  fazem diferença na sociedade, como também aqueles “com voz”, os mais privilegiados, que sempre são os mais importantes para uma drástica mudança.

Você já se perguntou: “Será que o que está sendo feito realmente é bom?”; “Quem é realmente a pessoa que está no poder?”; “Ficar calado e esquecer é realmente a solução?”. Se existir uma mobilização vinda de muitos, podemos mudar a visão de mais gente e reorganizar aquilo que nunca foi organizado. mobilizar-se e ter empatia sobre o que está acontecendo em nosso país é o mais necessário nos dias de hoje. Estude e entenda na própria História fatores horríveis e verdadeiros que se relacionam ao poder centralizado em uma pessoa só, que o presidente quer impor no nosso país, sem existir uma democracia e empatia com o povo.

Devemos lutar pela nossa liberdade de expressão e ter conhecimento sobre onde vivemos.

Cora Nicoleli Adrião

a

[]