A leitura nos abre inúmeras portas e vantagens, mas isso não é algo reconhecido por todos. Mesmo que através dela nós possamos nos dispor a novos sentimentos, informações, realidades, novas maneiras de resolver um problema, de pensar e de alcançar algum objetivo, somente 56% dos brasileiros consomem livros, e desses, a média de obras lidas ao ano é de 4,96, e mesmo assim só 2,43 foram lidas integralmente (esses dados estatísticos são referentes a última edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", de 2016).

A leitura é uma das formas mais ricas de entretenimento, é um lazer maravilhoso e que é muito benéfico para a capacidade cognitiva, mas, mesmo assim, fica em 10º lugar na preferência de atividades de lazer.

Aperfeiçoar nossas habilidades também é uma dádiva concedida pela leitura, já que através dela conseguimos entender mais o mundo e, consequentemente, lidar melhor com diversas situações. Os livros são um passaporte para viagens ao mundo sem que o leitor saia do lugar, por isso também que a leitura precisa ser incentivada nas comunidades mais carentes, porque só os livros têm o poder de levar o indivíduo para longe, sem que este saia do lugar. Os livros abrem portas e dão oportunidades para quem não as têm.

A leitura na infância ajuda no desenvolvimento infantil, aprimora as habilidades de comunicação, apura o senso crítico, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário. E mais, precisa ser estimulada o quanto antes. Nesse sentido, os pais são os maiores responsáveis pela nossa atual escassez de leitores, pois, muitas vezes, não se preocupam em estimular o hábito de ler em seus filhos. Quando estes são jovens, a maior figura de referência são seus pais e, quando crescem com pais leitores ou que estimulam a leitura, aumentam as chances de se tornarem leitores.  Mas infelizmente esses pais fazem parte de apenas uma pequena porcentagem diante dos outros que preferem dar um celular para seu filho se divertir, ou então aqueles que não têm condições de dar um livro ou reconhecer sua importância.

            Quando eu falo que a leitura precisa ser incentivada desde sempre, eu não estou exagerando, porque os primeiros 3 anos da vida de uma pessoa, são os mais importantes. É nesse período que as conexões sinápticas começam a acontecer e nesse mesmo período o cérebro vai estar superativo e absorvendo tudo. A criança nessa idade ainda não sabe ler, mas o adulto pode ler para ela, dramatizar cenas e simular vozes, já ajuda muito.  Quando ela já está maior e já consegue ler, é um momento crucial e que exige um certo esforço, nessa fase, a imaginação, criatividade e energia estão a mil, mas se deve insistir em “momentos de leitura”, pois criar um momento da leitura em casa é uma ótima oportunidade para incentivar o hábito, é importante também que seja em um horário tranquilo, no qual se possa ler sem pressa ou interrupções.

Leve a criança em bibliotecas, livrarias, encontros literários, clubes de livro infantil. Você pode levar algum amigo com ele, além de incentivar a leitura a outra criança, esses momentos e lugares, na companhia do amigo, serão associados a momentos prazerosos. É importante também sugerir livros do interesse da criança e ter atenção para a indicação de faixa etária, o que se pode fazer também é  levá-la para escolher o seu próprio livro e, após a leitura, fazer perguntas e ter uma conversa sobre a história, se gostou, o que gostou. Mas acima de tudo sempre leia e estimule a leitura.

Gabriel Correia 

a

[]