Como se preparar para recepcionar bem os alunos no segundo semestre? Com uma atualização de primeira. Enquanto os estudantes estavam de férias, os professores aproveitaram para estudar. Porque para ensinar mais, tem que aprender mais. Antes mesmo de chegar, os alunos já saíram ganhando. Nesse final de julho, promovemos a Semana Pedagógica. Momento feliz de reencontro, repleto de afeto. Representantes de cada ciclo compartilharam as diversas práticas bem sucedidas no colégio. Ficamos maravilhados com a competência dos relatos em graus de complexidade crescente, nas temáticas apresentadas e debatidas.

Mônica e Thaysa abordaram “O espaço como indutor da aprendizagem: a organização de cantos de atividades diversificadas”. Alice Espínola exibiu o projeto “Eu no mundo. Vamos cuidar do nosso lixo”. Cecília Ferreira apresentou uma sequência didática na arte de Língua Portuguesa: “Conto de fantasia e análise linguística”, baseada no livro Pena Azul, de Simone Aubin. Dalyana Brito falou sobre Ensino Híbrido: “Rotação por estações com o conteúdo globalização econômica”. Paulo Martins abordou a construção do conhecimento científico nas salas temáticas: “Ciências da natureza - autonomia, apropriação, trocas e relação de conhecimento científico”. Ainda tivemos uma exposição sobre a sequência didática para o ensino-aprendizagem do gênero textual Listas, por meio de atividades instigantes e criativas a partir da leitura do livro: Listas fabulosas, de Eva Furnari, com as professoras Izabella Barros, Renata Oliveira e Marcela Castro. E o relato da experiência do projeto: “Recife, em cada canto um encanto”, com a educadora Maria Helena Luna.

Quem ama ensinar, adora aprender. Nessa Semana Pedagógica, nossos professores e professoras ensinaram e aprenderam juntos. Todos felizes, não só por abrirem suas cabeças para receber mais conhecimento, mas porque já reabrimos as portas para os nossos alunos.