Navegar é preciso. Viajar. Descobrir. Expandir o universo do nosso pensamento. Se saber é o destino, aprender é o caminho. Passo a passo, nossos alunos e alunas dos 4ºs e 5ºs anos vieram ampliando seus horizontes, superando etapas, criando estratégias, transpondo obstáculos, experimentando. Conectando seus conhecimentos prévios com novos saberes de diferentes áreas. Subindo, subindo até alcançar o cume. A Culminância. Ponto alto na vida estudantil. O momento de socialização do construído e aprendido para familiares, colegas, diretoras, orientadores, professoras, professores e convidados. E como foi lindo assistir as crianças apresentarem, com dedicação, apropriação e simplicidade o que cada uma assimilou do muito que foi trabalhado. Com “Onde Estamos no Universo?” e “Viajar É Preciso” como temas, tal qual astros em movimento pelo firmamento e que também orientaram os grandes navegadores, alunos e alunas brilharam, cada um da sua maneira. “Here comes the sun, aqui vem o sol, and I say: It's all right. E eu digo: Está tudo bem."