O tema da Culminância dos 7ºs anos foi Pelos Caminhos da Ilha. Uma porção de alunos cercados de conhecimento por todos os lados.

Josué de Castro ficaria orgulhoso. O médico, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista do combate à fome inspirou os alunos a reunirem Filosofia, História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Música e diversas outras disciplinas. Tudo para pesquisar, refletir e debater sobre os problemas sociais e questões de desigualdades socioambientais e históricas que desde a colonização marcam o Estado de Pernambuco. Nós também ficamos orgulhosos. Mediado pelos professores envolvidos, o projeto interdisciplinar “Pelos Caminhos da Ilha” promoveu a contextualização de alguns conteúdos escolares, enriquecendo a compreensão do mundo e tornando mais significativo o que foi aprendido em sala de aula. Como uma das etapas do projeto, que surgiu a partir da leitura do livro Homens e Caranguejos, os estudantes passaram dois dias em Itamaracá. No município que, junto com Igarassu, ainda cultiva expressões genuinamente populares como ciranda, coco e maracatu, botaram a mão na massa. Ou melhor, os pés na lama. Entraram no manguezal para conhecer de perto esse ecossistema fundamental para a manutenção de toda a vida marinha no planeta. Inspirados também por Chico Science, mixaram tudo que vivenciaram para uma apresentação marcante. Mariana Ramos Pontual, mãe das alunas Luiza e Clara Pontual, nos deixou este depoimento sobre a culminância: “Foram momentos de muita emoção. Como é bonito ver o crescimento de nossos filhos através de suas experiências e vivências escolares! Em momentos como esses, tenho certeza de que estamos no caminho certo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para a vida. Parabéns a todos os alunos, temos muito orgulho de vocês!”. Após essa longa jornada de conhecimento, podemos afirmar com certeza a cada aprendiz que se doou durante o projeto: um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar.