Quem te ensinou a nadar?
Foi, foi o peixinho do mar…
Ao som dessa melodia, o grupo do Infantil 2A abriu o período de Culminâncias da Educação Infantil. O tema trabalhado por eles foi “Descobrindo e Conhecendo os Animais Marinhos”. Navegaram nas pesquisas em busca do conhecimento científico. Imersão total nas curiosidades sobre seres tão interessantes que habitam os mares e o imaginário de crianças e adultos. Na incessante busca por saberes, descobriram que, ao longo de toda a sua vida, o tubarão pode ter cerca de 30 mil dentes. Ui! E que, apesar de todo o seu tamanhão, a gigante Baleia Azul se alimenta de krill, um crustáceo minúsculo. E o polvo, quem diria, usa seus tentáculos para sentir o gosto e o cheiro das coisas. Tato, paladar e olfato, tudo junto e misturado! As outras turmas também fizeram bonito como um recife de coral. Afinadas, cada uma delas trouxe à tona um tema diferente. Mergulharam de cabeça nos assuntos escolhidos para articular os variados campos de experiências a partir do Projeto Interdisciplinar. Como se fosse praia em domingo de sol, familiares, colegas, diretoras, orientadoras, professoras, professores e convidados ocuparam todos os espaços. As Culminâncias contribuem para a contextualização dos conteúdos escolares, enriquecendo as possibilidades dos alunos de criarem relações profundas de compreensão do mundo que os cerca e de aprendizagens mais efetivas dos conteúdos vistos em sala de aula. Culminar é partilhar o que é vivido no cotidiano escolar. No fundo, no fundo, todo mundo aprende muito mais.