Em 1987, vimos nascer no Apoio uma Rosa diferente. Ela não tem espinhos, mas dá flores diariamente. Semeia carinho e conhecimento. Colhe amor e reconhecimento. “Passei a fazer parte da família Apoio e tive o privilégio de conviver, como professora, com alunos que muito me ensinaram, em diferentes quartas séries, atuais quintos anos. Quando mudamos para a casa da Conselheiro Nabuco, assumi com muita vontade e pouca experiência a coordenação do Ensino Fundamental 1 e, posteriormente,  com o crescimento do colégio, fiquei como coordenadora dos 4ºs e  5ºs anos. Aos poucos, fui deixando de lado a saudade da sala de aula porque os encontros nos momentos de Bom dia e Boa tarde, os projetos interdisciplinares, as Feiras de Ciências, as Aulas de Campo e as grandes festas anuais, que envolviam todo o colégio, passaram a ser para mim momentos de intensa entrega e alegria.”

Desde que Rosa Maia chegou, é sempre primavera. Através dos anos, sua disposição e dedicação só aumentaram. O entusiasmo e a paixão com que desenvolve os projetos é inspirador. Incansavelmente engajada, segue coordenando, colaborando, criando, produzindo, articulando. Motivando todos a participar dando o melhor. ”Quanta gente especial abraçou comigo as antigas Festas do Folclore e tempos depois os Articulandos! Professores, funcionários, pais e alunos deixaram suas marcas durante o tempo em que pintávamos e bordávamos nos conhecidos “barracões”. Tudo sempre feito de forma simples, mas com muito amor. E, ao longo desses anos de pesquisas e celebrações, cada vez que as turmas participantes subiam, em algum palco recifense, a vibração e a entrega de todos, nas coxias, faziam nossos esforços terem valido a pena."

Tem uma passagem no livro O Pequeno Príncipe que diz: “Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez tão importante". Em nossa história, foi o tempo que Rosa dedicou ao Apoio que a fez tão importante, indispensável, querida.