Não é por acaso que a gente costuma dizer que o Apoio é a base que fica. Todos os alunos e alunas que tiveram, ou ainda têm, a oportunidade de vivenciar o dia a dia do colégio, sabem bem disso. E é nesse alicerce sólido, que eles e elas começam a construir suas próprias identidades. Além do conhecimento que adquirem, também levam para toda a vida valores como empatia, respeito, coragem e honestidade, só pra citar alguns.

Para a nossa querida Raquel Barreto Gama de Oliveira, aluna nas primeiras turmas de 3ª e 4ª série, ainda na antiga casa que foi sede do Apoio, todo o carinho, a dedicação e o cuidado que recebeu são, até hoje, motivos de gratidão e admiração.

Se uma das melhores maneiras de formar pessoas é educando pelo exemplo, naturalmente tudo o que Raquel recebeu aqui acabou virando também inspiração.

“Minha história com o Apoio começa na infância. Foram momentos fundamentais, de formação de valores, das primeiras descobertas. Ao entrar na faculdade de Pedagogia, fui acolhida pelas quatro diretoras como estagiária, acompanhante pedagógica e professora. Um período incrível, de muito estudo, aprendizado e construção de identidade... para o Apoio e para mim. Hoje, na maturidade, com a certeza de que a escolha do meu fazer diário baseia-se na forma de respeitar o outro na sua individualidade, percebo que nossas histórias se misturam. Vejo que muito do que sou, pessoal e profissionalmente, deve-se, principalmente, a tudo o que vi, ouvi e vivi neste espaço de educação transformadora.”

Ex-aluna, ex-professora e, atualmente, uma conceituada e respeitada psicopedagoga, Raquel realiza um bonito trabalho junto a alunos com necessidades educacionais especiais. Por isso, os nossos reencontros com ela são mais do que momentos de matar saudades, mas também de trocas construtivas, enriquecedoras e complementares, como são as nossas histórias.