Irandé Antunes tem uma história de muitas conquistas. Mestrado na UFPE, doutorado em Lisboa, autora de livros sobre o ensino da língua portuguesa, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará. Respeitadíssima, dá cursos, é convidada para palestras, participa de debates. E, por ela ser tão especialista em linguística, sabemos do cuidado que teve ao escolher cada uma das palavras que nos dedicou:

“O Colégio Apoio sintoniza com os princípios que norteiam a educação, na perspectiva do desenvolvimento integral da pessoa. Privilegia, então, o interesse pelo conhecimento, a formação para a boa convivência social, a solidariedade, a consciência da responsabilidade pela 'saúde' do meio ambiente, a tolerância e o respeito às diferenças, entre outros valores. Em termos de ensino, a meta "do aprender a aprender", como experiência de diálogo do sujeito com o mundo, constitui prioridade e vetor das ações pedagógicas. A linguagem - sem o reducionismo das abordagens simplistas - privilegia a leitura e a escrita de textos, em seus tipos e gêneros orais e escritos, ressaltando o caráter interacional e funcionalista de todas as ações comunicativas. Nesse quadro, a disposição para harmonizar-se com a cultura local, regional e brasileira ganha destaque, graças à atenção dada, em eventos e no dia a dia letivo, a todas as suas manifestações artísticas e culturais. Enfim, é uma 'casa de aprendizagem', onde o aprender é vivido e sentido como uma conquista, um jogo, uma troca, um prazer”.


Pois é. Em sua tão bonita trajetória de vida, não esquecemos do mais importante: Irandé é uma vovó super amorosa. Irandé, seu neto Eduardo, aluno do 1º Ano C, e o Apoio. Que felicidade fazermos parte da mesma história.

a

[]