Frei Aluísio recebeu um chamado Divino. E assim resolveu dedicar-se de corpo e alma ao sacerdócio, com o propósito de construir um mundo melhor. Depois recebeu um chamado da Diretoria do Apoio. Sentiu afinidade com sua missão de vida, vislumbrando no Colégio um modo diferente de pensar e agir. O que o fez aceitar todos os outros convites que seguiram durante mais de 25 anos.


"Os educadores que conheci no Apoio representaram para mim um movimento de renovação e confiança. Senti-me à vontade para contribuir com os valores do Evangelho, através de celebrações religiosas, Natais, Páscoas, Primeiras Eucaristias e outros momentos comunitários de reflexão. Vivendo numa sociedade em que a Política Oficial sobre a Educação visa criar cidadãos-robôs, para servir a modelos pré-estabelecidos, segundo regras impostas pelo Poder Econômico, cito um pensamento: 'bem-aventurados os pais que sabem dar a seus filhos raízes e asas'. De fato, as raízes prendem à terra e fertilizam a planta. Basta olhar as grandes árvores. Sólidas, parecem destinadas a viver eternamente, porque possuem raízes profundas. Por outro lado, a seiva que vem das raízes permite aos galhos espalharem-se em todas as direções, sem um traçado igual, simétrico, único. É da diversidade que nascem os mais belos frutos. Muitos pais e educadores gostariam de manter as crianças e os adolescentes sob sua tutela e proteção, dando-lhes apenas raízes. É uma tentação, um perigo. Sem asas para voar, sonhar, aventurar, aprender a ser livres, eles não passariam de uma cópia das gerações anteriores. E isso seria também o fim da História. Hoje me congratulo com vocês que constituem o Colégio Apoio. Faço votos de que sua maior alegria seja testemunhar ao vivo a plena maturação das sementes que plantaram. Quanto a mim, basta-me a satisfação de ter contribuído. Relembro com saudade aqueles primeiros tempos, quando vocês confiaram em mim e eu confiei em vocês. Esta confiança ainda hoje nutre as paixões que me dão uma razão maior de viver, crer, lutar e amar."


Existe um termo de origem hebraica utilizado para expressar a ação de concordar plenamente. E é com essa aprovação inconteste, repleta de gratidão, que confirmamos cada palavra aqui recebida, Frei: Amém.

a

[]