Quando o Apoio diz que tem educação com inovação, é natural que você pense em Robótica. Afinal, nossos alunos já conquistaram diversos prêmios nacionais e internacionais nessa área que amplia o conhecimento científico e contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Inovação também faz lembrar do Google Classroom, um espaço com tecnologia de ponta: Chromebooks, Smart TV, Chromecast, sistema de som integrado e internet wi-fi de alta velocidade que, atrelada a metodologias como ensino híbrido e sala de aula invertida, intensificam a imersão nos estudos e estimulam um aprendizado mais consistente por meio de metodologias ativas.

Você poderia ainda achar que inovar é ter a metodologia criativa de experimentação “mão na massa” Maker School, desenvolvida em parceria com o laboratório de inovação Fab Lab e que articula processos colaborativos, pedagogia ativa e abordagem de aprendizagem baseada em desafios. Ou a plataforma on-line Redação Nota 1.000, de prática e correção estruturada de Produção Textual, a única aprovada pelo MEC no Guia de Tecnologias Educacionais.

Todas as opções acima estão corretas. Mas, o ensino inovador do Apoio vai além. Maria Augusta, mãe de nosso ex-aluno João Vítor e da nossa aluna Clarissa Honório, do 7º ano, vivenciou tudo de perto: “O Apoio se preocupa com a educação de forma integral, especialmente no enfoque das questões psicológicas e sociais, de cidadania. Destaco o aprendizado por projetos, que desenvolve a capacidade de raciocínio lógico e das relações entre as diversas áreas de conhecimento, a partir de temas, assuntos concretos. Essa metodologia é o que se tem visto nas melhores universidades do mundo e que precisamos para dar respostas aos problemas complexos da atualidade. A questão ambiental, por exemplo, que é, por excelência, um tema multidisciplinar. A base construída no Apoio será fundamental para as próximas etapas da vida de João Vítor que está entrando na Universidade. Em vários aspectos, ele demonstra que o Apoio fez grande diferença, não apenas escolar, mas social e política, como cidadão. O Apoio prepara o aluno para enfrentar os desafios do mundo atual, buscando não apenas o sucesso profissional, mas também sua felicidade e a participação no trabalho coletivo, da sociedade, por uma vida melhor para todos”.

O Apoio inova todos os dias para fazer uma educação de qualidade, transformando informação em conhecimento. Emprega as tecnologias para desenvolver atividades lúdicas e desafiadores que os jovens encaram de maneira leve e, ao mesmo tempo, comprometida. Trabalha questões como respeito, espírito coletivo, compreensão, responsabilidade, resolução de problemas, capacidade crítica, cidadania e muito mais. Tudo aliado a um valor educacional maior: a ampliação do conhecimento científico, que ajuda a encontrar soluções futuras para os impasses da sociedade. A tecnologia é o suporte. O ensino é Apoio.