Nos dias de hoje, as crianças passam mais tempo sentadas, jogando videogame, do que as de antigamente, que gostavam mais de fazer atividades físicas e brincar na rua. E esse e diversos outros maus hábitos podem causar problemas na coluna a longo prazo, que, na maioria das vezes, só são notados na vida adulta.

E o que mais surpreende nessa história é que boa parte desses problemas não são transmitidos geneticamente, e sim problemas que se desenvolvem por maus hábitos durante a vida da pessoa.

De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e de outros especialistas como Drauzio Varella, as pessoas que possuem tendência a fazer exercícios físicos mais frequentemente têm menos chances de sofrer destes problemas colunares a longo e a curto prazo. Além do mais, a mesma pesquisa mostra que mais de 21 MILHÕES de adultos no Brasil sofrem de dor e outros problemas na coluna, o que representa 18% da população adulta brasileira.

Outro dado importante que a pesquisa mostra é que 8% dos jovens, abaixo de 18 anos, sofrem de problemas na coluna. E boa parte desses jovens tinham má postura na infância, por isso a importância de exercícios físicos desde cedo é ressaltada cada vez mais, afinal é bem comum que os problemas só sejam notados por volta do começo da puberdade da pessoa.

"A causa de maior parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopática, ou seja, sua origem é obscura, desconhecida, podem ter explicação genética ou, então, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida, entre elas, vale destacar hábitos posturais inadequados, traumatismos, tumores, obesidade, atividade física imprópria, vida sedentária, tabagismo." Disse o médico Dráuzio Varella em um artigo sobre dores na coluna.

Por isso, muitos médicos recomendam e afirmam que a melhor solução para esse problema é a PREVENÇÃO, que atos simples como: evitar usar bolsas muito pesadas, não sentar com costas tortas, levantar pesos dobrando os joelhos, não dormir de barriga para baixo e evitar passar muitas horas na mesma posição sem fazer alongamentos, podem diminuir DRASTICAMENTE a taxa de pessoas com problemas na coluna.

Pedro Furtado e Rafael Borba

a

[]