O socioconstrutivismo acredita que a natureza humana só pode ser compreendida quando o desenvolvimento sociocultural do indivíduo é levado em conta. O crescimento acontece dentro do vasto ambiente cultural. Educação pelo afeto através da inclusão, do respeito, da construção de um conteúdo inteligente e criativo. Nela, um modo mais eficiente de fazer a avaliação é fundamental. Compreendemos a avaliação como um importante processo regulador e reorientador das aprendizagens dos alunos e das intervenções dos professores; capaz de potencializar a cognição, a criticidade, a reflexão, a percepção, a inventividade, a lógica e a imaginação.

No Apoio, os alunos não se preparam para provas, mas para a vida, que é muito maior e mais complexa do que um número entre zero e dez. Por isso, nossa avaliação é integral, interativa, contínua, acumulativa, justa e diferenciada. Quer saber mais? Que bom. Adoramos ensinar.

Integral, significa que abrange todas as áreas de desenvolvimento: socioemocional, psicomotora e cognitiva. E é Interativa porque, além do professor e demais educadores do colégio, os próprios alunos e seus familiares participam do processo. É também contínua pois está acontecendo a todo momento. Acumulativa para que os principais conteúdos trabalhados sejam aprofundados nas etapas seguintes. Diferenciada porque construímos instrumentos para avaliarmos, de maneira justa, o desempenho dos alunos que estejam com dificuldade de superar os desafios propostos.

Assim, colocamos os aspectos qualitativos acima dos quantitativos, como é indicado nos textos teóricos mais atualizados e nos documentos normativos do MEC. Oportunizamos aos alunos possibilidades, tanto de extrapolação e ampliação de conhecimentos, quanto de recuperação e resgate da autoestima e da mobilização para aprender.

A família está presente como parte essencial do processo. Na Educação Infantil, recebe relatórios e é solicitada a escrever a sua análise crítica dos registros avaliativos. No Ensino Fundamental, acompanha o desenvolvimento dos filhos e filhas, por meio das mais diferentes atividades e momentos de socialização de conhecimentos e por fichas de acompanhamento individual, equivalentes a boletins escolares. Também enviam, por escrito, sua análise desta avaliação, na própria folha da autoavaliação do aluno ou aluna.

Estamos abertos para sermos também avaliados, pois acreditamos que crescemos juntos, educadores, educandos, famílias. Aprendendo ao ensinar, ensinando ao aprender. Com amor pelo que fazemos, sempre.

Fotografias: Rafael Medeiros