Era uma vez.” Assim começam as mais lindas histórias que sempre contamos aos nossos filhos. Esta poderia ser uma delas. Queremos dividir com cada um da família Apoio uma trajetória que se iniciou há 35 anos.

Era uma vez. Eram duas vezes. Eram três vezes. Eram quatro vezes. Uma aventura com quatro protagonistas e um objetivo: transformar a educação. Em 1984, a ideia de abrir uma escola e apresentar algo totalmente novo na construção do saber foi parar no papel. E então ganhou contornos de realidade. Numa terça-feira, dia 30 de outubro, numa casa de cor branca, com portas e janelas vermelhas, da Rua Quarenta e Oito, nascia o Apoio – Grupo de Educação Integrada. A equipe foi cuidadosamente selecionada; e o espaço físico, preparado para receber os 70 alunos matriculados do Maternal à 1ª série de 1985. A ansiedade era do tamanho da responsabilidade. O projeto com acolhimento especial às crianças - com um olhar individualizado, foco no respeito à diversidade, propostas interativas e instigantes na construção do conhecimento e valorização da cultura era algo inédito.

Depois do primeiro ano, ah, respiramos! A satisfação dos pais, a alegria das crianças e o engajamento de todos que faziam parte do Apoio confirmavam que esta era mesmo a nossa estrada de tijolos amarelos. O caminho certo do nosso conto. De fadas? Não. De mulheres batalhadoras, sonhadoras e dedicadas. Dois anos depois, já precisávamos ampliar nosso espaço físico. Para fazer caber na escola o amor infinito que tínhamos no nosso coração por cada criança que desejava estudar lá.

Os eventos culturais foram, desde sempre, uma marca do Apoio. Queridos por todos, a participação de alunos e familiares sempre foi enorme. Em 1986, até o grande Capiba apareceu para enriquecer a nossa história. Que honra! Quando completamos cinco anos de fundação, em 1989, tínhamos crescido junto com os nossos primeiros alunos. A equipe e o espaço do Apoio estavam transformados. E nós nem imaginávamos que esse era só o começo de tudo.