Aos Pais e Mães Apoio, com o nosso mais profundo respeito.


Há exatos 35 anos, nós quatro unimos nossos sonhos de educadoras e decidimos construir um ideal comum: criar algo novo e transformador em educação no setor privado, na cidade do Recife. Nasceu, portanto, em 30/10/1984, o Colégio Apoio, que no último dia 22/10, no evento cultural Articulando Teatro, Música e Dança, do Ensino Fundamental, de forma poética, criativa, crítica e vibrante, iniciou as comemorações pelos seus 35 anos de existência. A todos, a nossa gratidão pelo carinho e reconhecimento que sempre têm nos emocionado.

Durante todo esse tempo, com união, coragem, determinação, competência e muito amor ao ser humano, viemos deixando marcas diferenciadas nos (as) alunos(as), professores(as), funcionários (as), colaboradores (as) e familiares que conosco têm convivido, aprendido, ensinado, trocado, enfim, crescido.

Passamos por sucessivos e diferentes ciclos nessa história de educar na diversidade para a vida cidadã e, certamente, muitos outros virão. Dos tempos iniciais de implantação do nosso projeto educacional, passamos pelo reconhecimento e validação pela sociedade; pelo crescimento com a inauguração do Ensino Fundamental 2 em 1995; pela ampliação do número de vagas e dos ambientes físicos, a partir de 2015, e chegamos agora a um novo e promissor período de RENOVAÇÃO e de um NOVO MODELO DE GESTÃO, para fazermos face aos desafios da contemporaneidade, fortalecendo ainda mais o nosso projeto educacional construído a tantas mentes, mãos e corações, referência de qualidade de ensino na nossa cidade.

Com responsabilidade, compromisso e zelo pela perpetuação desse tão lindo projeto, criamos um plano de sucessão, já compartilhado com a nossa equipe e com vocês, diferente daquele que idealizamos quando, ainda jovens, fundamos o Apoio, pelo fato de todos os nossos filhos e naturais sucessores terem seguido suas carreiras profissionais em outras áreas.

Escolhemos, então, nossas sucessoras entre profissionais de excelência da equipe, no final de 2015 e desde 2016, Luciana Mello, Renata Gabriel e Rosemeire Dantas já se preparam para assumirem conosco esse novo ciclo de Gestão, a se iniciar em 2020.

Durante esse tempo de preparação, em que atuamos as sete como um Conselho Diretor, Lillian Clark e Ceça Gomes, com o sentimento de dever cumprido e como decisão de um novo projeto de vida, nos comunicaram seu desejo de se desligarem da sociedade.

Nesse momento desafiador da nossa história, fomos privilegiadas com o convite para fazermos parte do GRUPO CRITIQUE, da BAHEMA EDUCAÇÃO, formado pelas mais bem conceituadas escolas construtivistas do país: Escola da Vila e Escola Viva, de São Paulo; Escola Parque e Centro Educacional Viva, do Rio de Janeiro e Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras, de Belo Horizonte, com as quais temos sintonia de propósitos educacionais.

Após um cuidadoso tempo de conversas, projetos e definições, aceitamos a proposta que nos foi feita e comunicamos a todos que a BAHEMA EDUCAÇÃO assumirá o controle societário do Colégio Apoio e fará a gestão administrativa e financeira da instituição. A BAHEMA assegura PLENA AUTONOMIA às diretoras pedagógicas REJANE MAIA E TEREZINHA CYSNEIROS, referências para a comunidade Apoio e para o meio educacional da nossa cidade de seguirem à frente da gestão do Projeto Político-Pedagógico do Colégio, que será ainda mais fortalecido com a AMPLIAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO, desejo antigo de muitos de vocês.

TODA A NOSSA EQUIPE de SOP, professores (as) e funcionários(as) SERÁ MANTIDA, assim como a identidade Apoio que vocês avaliaram e escolheram para a educação dos seus filhos. À frente da equipe a partir de 2020, atuarão, junto a Rejane e Terezinha, Luciana Mello e Renata Gabriel, na Direção Pedagógica e Rosemeire Dantas, na Vice- Direção Administrativa.

Tal decisão também possibilitará a perenização de nossas concepções e práticas pedagógicas, pautadas no Construtivismo, por meio de uma gestão administrativa-financeira mais inovadora e alinhada às novas demandas de gerir escolas nos dias de hoje.

A Bahema é uma empresa com mais de 60 anos de existência e desde 2016, investe exclusivamente no setor de Educação com o propósito de criar um grupo de escolas alinhadas com as teorias construtivistas de ensino-aprendizagem e sintonizadas com valores como democracia, ética e humanismo.

A união de forças Colégio Apoio - Grupo Critique/ Bahema terá também um expressivo impacto na qualificação profissional da nossa equipe, pelo fato do Centro de Formação da Escola da Vila, referência para os educadores brasileiros e com o qual mantemos uma rica parceria há mais de 20 anos, também integrar o Grupo Critique.

As ações do Centro de Atualização Pedagógica do Colégio Apoio, fundado em 1999, serão fortalecidas a partir das inspiradoras trocas de saberes que serão realizadas entre os profissionais das escolas do grupo, sob a coordenação do Critique, o que certamente, aprimorará o processo de Formação Continuada de nossos educadores, que priorizamos desde a fundação do colégio.

Acreditamos que os ganhos serão imensos e estamos confiantes nesses novos tempos que virão, pela certeza da base estruturante que nós quatro, sócias fundadoras, construímos juntas, com seriedade, competência e amor, ao longo desses 35 anos.

Devido às exigências próprias desse tipo de acordo contratual, estamos divulgando essa notícia por este meio de comunicação, mas estaremos, junto aos diretores da BAHEMA e do CRITIQUE, nos diferentes horários dos dias 30/10 e 31/10 abaixo indicados, aguardando aqueles que desejarem conversar conosco sobre esse NOVO MODELO DE GESTÃO e o Projeto Apoio-Critique a partir de 2020.

Agradecendo mais uma vez a confiança de cada um (a), convidamos todos para seguirmos juntos construindo o NOSSO APOIO.

Um carinhoso abraço,

Rejane, Terezinha, Ceça e Lila

 

HORÁRIOS DAS REUNIÕES DA DIREÇÃO DO COLÉGIO APOIO, DA BAHEMA E DO CRITIQUE COM OS PAIS E MÃES: (escolham o horário mais conveniente para vocês)

30/10 - 11h - 17h30 e 19h30

31/10 - 13h30

Local: Sala Movimento dos Ciclos 3, 4 e 5.

a

[]