Ao longo de milhares de anos, a humanidade já fez inúmeras descobertas. As Américas, a penicilina, o telégrafo. A teoria da relatividade, o conceito de seleção natural, a lei da gravidade. Que a Terra é redonda, azul e gira em torno do sol. Algumas dessas constatações, foram após muitos e muitos anos de dedicação e estudo. Outras, por acaso. Mas grandes descobertas não são realizações restritas a cientistas renomados, navegadores ou astronautas.

Todos nós somos descobridores natos. Curiosos por natureza, fizemos, ao longo de nossas vidas, descobertas importantes. Que cada coisa tem um nome e como pronunciá-los. Uma textura e se devemos tocá-las. E um sabor, quando se pode prová-los. Tudo é novo para olhos novos. Quando a gente é pequeno, o mundo é muito maior e o futuro tem todas as possibilidades pela frente. O aprendizado é constante, fascinante, enorme.

Sim, estamos falando principalmente da infância. É nos primeiros anos de vida que a identidade começa a ser formada. As crianças sentem e pensam de uma maneira bastante particular. Por meio das interações que estabelecem desde cedo com as pessoas e com o ambiente ao redor, buscam compreender o mundo em que vivem. A Educação Infantil tem um papel fundamental nessa etapa do desenvolvimento emocional, intelectual e social. Aprender a ser, a conviver, a conhecer e a fazer é a matéria-prima dos pequenos, dentro dos Campos de Experiência do Currículo, em um contexto lúdico e prazeroso.

No Colégio Apoio, tudo acontece dentro de um vasto e instigante ambiente cultural. Os pequenos se sentem irresistivelmente atraídos por atividades que os façam pensar, buscar soluções, elaborar respostas, estabelecer novas relações para construírem seu próprio conhecimento. Educação pelo afeto através da inclusão, do respeito e de um conteúdo inteligente e criativo, capaz de potencializar a cognição, a criticidade, a reflexão, a percepção, a inventividade, a lógica e a imaginação.

Quanto menor a criança, maior o aprendizado. E quanto mais cedo o adulto de hoje fizer essa grande descoberta, melhor para seus filhos e filhas. Afinal, o Apoio prepara para a vida. E ela está acontecendo agora, neste momento.

Fotografias: Gladys Fonseca, Helder Ferrer e Rafael Medeiros.

a

[]