Ver a natureza voltar para a natureza. Tem jeito mais bonito de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente? Rio Capibaribe vem do tupi-guarani e significa Rio das Capivaras. Mas há quanto tempo a gente não via exemplares dessa espécie passeando às suas margens? Agora, na Ilha do Leite ou na Beira Rio, famílias inteiras estão voltando ao seu habitat. Enquanto os pernambucanos permanecem dentro de suas casas, a fauna e a flora não entraram em quarentena.
Com menos carros circulando nas ruas, temos menos poluição do ar e sonora. Com menos gente produzindo lixo, temos menos poluição do solo, dos mares e dos rios. Aqui e no resto do planeta. Em São Paulo, Nova York e Nova Déli, a qualidade do ar que respiramos melhorou em até 50%. Nos últimos 60 anos, os canais de Veneza nunca estiveram tão limpos. No Mediterrâneo, golfinhos nadam por toda parte. Em Santiago do Chile, pumas passeiam por avenidas vazias. No Rio de Janeiro, tartarugas e tubarões voltam a conviver na Baía de Guanabara. Lindos de viver. Mas cabe refletir: quando a pandemia acabar, o que nós podemos fazer para não perturbarmos essa harmonia?
Aqui no Apoio, reforçamos e renovamos nossos compromissos ambientais desde sempre. O projeto “Por um Apoio Sustentável” desenvolve e implementa hábitos saudáveis que estimulam atitudes baseadas no uso racional dos recursos naturais, na prevenção de danos ecológicos e na preservação do meio ambiente.
Por enquanto, a gente vê, das nossas janelas, o jacaré-de-papo-amarelo tomando seu solzinho. Ahhh... Que quando a gente volte a tomar sol do lado de fora não faça sombra para a natureza.

a

[]