Depois de adquirir muita bagagem, nossos alunos partiram para mais uma jornada. Como viajantes dispostos, cruzaram as fronteiras entre as mais diversas matérias, perpassando além dos conteúdos programáticos, ultrapassando os saberes fragmentados. Caminharam juntos, sem que ninguém ficasse para trás.

As famílias embarcaram também. Passageiros que interagiram, se envolveram, compartilharam das descobertas, constatações e pesquisas. Uma maneira lúdica de engajamento e autoria de pensamento, onde todos aprendem, revisitam a aula de campo vivenciada, as esferas de pesquisas e temáticas com que mais se identificaram, além de confraternizarem com pais e convidados.

“Sabemos que trabalhar com projeto interdisciplinar organiza os conhecimentos, incentiva a pesquisa e ajuda a articular os saberes de diversas áreas. Oportuniza aos alunos espaços de trocas e levantamento de questões de interesse deles mesmos, contextualizando a realidade que nos cerca e atuando sobre ela, objetivando além do aprender a ser um sujeito crítico e construtivo, mas comprometido com a equidade sociocultural e transformadora para com um mundo mais justo e possível de se viver em harmonia”, explica Maria Abnilsa Torres, Coordenadora dos 8ºs anos.

Em qualquer trajetória, se faz necessária uma bússola. O professor, como um orientador, apontava sempre o norte a ser seguido. E, a cada degrau, o horizonte se ampliava. O céu era o limite. E todos alcançaram o cume. Culminância.

Fotografias: Rafael Medeiros