Nada como alimentar o "Eu Poético" dos nossos estudantes!

No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos.

Nós, do Colégio Apoio, acreditamos que todo olhar, fala e/ou proposta didática que sensibilize e que promova diversos sentimentos e interpretações, expressam o sentido figurado desta palavra.

Ao longo da II Etapa, nós trabalhamos com toda essa sensibilidade do gênero Poema, tentando transmitir aos alunos a métrica, leveza e os impactos que esses textos podem causar.

Nesta semana, vivenciamos um belíssimo Sarau de Poesias na turma do 2º ano D, em que os(as) alunos(as) puderam selecionar, junto às famílias, poemas que marcaram ou marcam situações importantes de suas vivências familiares ou sociais e recitar para seus colegas.

Tivemos poemas significativos e expressivos, compostos por escritores(as) e poetas como Cecília Meireles, Ruth Rocha, Vinicius de Moraes e Paulo Leminski.

Colocar nossos estudantes como protagonistas de uma situação poética e situá-los como uma plateia sensível à escuta, foi um dos nossos principais objetivos.

O final dessa vivência plena e cheia de significado foi feito com uma roda de comentários e análise literária.

Crianças dessa faixa etária podem ser críticas de poesia, sim! E elas perceberam isso. As diversas interpretações puderam ser compartilhadas e respeitadas, garantindo o sentido do momento.

O resultado foi um grande aplauso coletivo, pelo compromisso assumido por cada um dos participantes e pela beleza poética vivida e compartilhada.

Alice Espinola, professora do 2º Ano D