O que te encanta? Se você for fã de música, talvez um canto. De literatura, quem sabe um conto. De viagens, outros recantos. Aqui, nesse cantinho chamado Apoio, é a educação que fascina. O amor por ensinar e aprender faz brilhar os nossos olhos. E ver essa luz em alunos e alunas que, radiantes, apresentam com dedicação o que cada um e cada uma assimilou do tanto estudado é lindo. Após semanas de imersão,  dias felizes de pesquisa e aprendizado, tudo converge para as Culminâncias dos Projetos construídos por cada grupo. Quem vivencia o Apoio, já sabe. Quem ainda não conhece, que tal inteirar-se agora?

Os projetos interdisciplinares, dentro da nossa dinâmica pedagógica, visam favorecer a contextualização dos conteúdos escolares, enriquecendo as possibilidades dos alunos de criarem relações mais profundas de compreensão do mundo que os cerca e de aprendizagens mais efetivas dos conteúdos vistos em sala de aula. Dessa vez, o encanto já começou nos temas escolhidos pelos 2ºs e 3ºs anos. “Encantos: Bichos e Plantas” e “Recife: em cada canto, um encanto”.

De um lado, a admiração pela natureza. Estimulando nas crianças atitudes de preservação do meio ambiente e reflexões sobre a importância de ações adequadas dos seres humanos no planeta para a sobrevivência de todas as espécies, inclusive a nossa. Com lupas nas mãos, os investigadores observaram pequenas plantas e animais. Imbuídos de muita criatividade, curiosidade e desejo por novas descobertas. Formiga tem DNA? Quando comemos carne, ingerimos o DNA de outros animais? Como o DNA morre? Debruçaram-se em pesquisas bibliográficas e chegaram a respostas de todas as questões, aprendendo muito sobre os seres vivos.

De outro, o amor pelo Recife. Levando os estudantes a conhecerem mais o local onde vivem, ampliando a percepção de espaço-temporal e ambiental, aumentando a compreensão do presente através de elementos do passado, vendo a história como mudança permanente e percebendo-se como sujeitos e agentes dessas transformações.

As Culminâncias são essenciais na formação integral dos indivíduos. E possibilitam que eles decidam, opinem, debatam, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais e cidadãos. Durante a socialização do construído, familiares, colegas, diretoras, orientadoras, professoras, professores e convidados ocuparam todos os espaços. Ninguém pelos cantos, todos encantos.