Bem assim: quanto mais tempo ficarmos em casa, menos tempo levaremos para combater o COVID-19. Se os adultos estão em regime de trabalho a distância, as crianças e adolescentes devem criar hábitos de aprendizado a distância também.

Para os pequenos, o momento é de chamar a criatividade para brincar. Trabalhos manuais, desenhos e atividades imaginativas. Usar o corpo. Movimentos e danças lúdicas. Estímulos às ações que incrementem a autonomia. Tipo permitir à criança realizar pequenas tarefas do cotidiano sozinha, tomar banho com mais liberdade, vestir as próprias roupas, usar os talheres nas refeições sem a interferência do adulto.

Para os adolescentes, não faltam opções de estarem juntinhos mesmo separados. Façam grupos de estudo por meio de dispositivos virtuais. Leiam em conjunto, é mais dinâmico e divertido. Façam videochamadas pra trocar saberes, matar a saudade e dar boas risadas. Se sentirem aquela "agoniazinha" do confinamento, não entrem em pânico. É normal. Todo mundo passa por isso. Meditar ou ouvir aquela música que emociona alivia um bocado.

Ah! Não deixem de dar continuidade às atividades pedagógicas propostas pelo Apoio para serem realizadas até 31 de março, certo? Compartilhem nossas sugestões. Diferente do vírus, viralizar esta postagem é uma prática bem salutar.

a

[]