A palavra “auxiliar” pode significar muitas coisas. É adjetivo, substantivo e verbo. Mas, pra gente, o mais importante: é sinônimo de apoiar. Mesmo assim, Solange Maria dos Santos adicionou novas definições ao vocábulo. Indispensável, eficiente, comprometida, sensível, dedicada, querida. Há 28 anos como Auxiliar de Classe, Sol ou So So, como também é carinhosamente chamada, fez parte de quase todos os ciclos do Apoio. E o Apoio, de vários ciclos da vida dela. Entrou ainda solteira. Hoje, é casada e mãe de Miguel, estudante do 4º ano. Destaca-se na sua relação diferenciada e nos cuidados com os alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Camila Vieira, atual coordenadora do Ciclo 2, sempre admirou de perto o trabalho de Sol: "Sua forma delicada e cuidadosa faz a diferença na vida da comunidade escolar, pois sabemos que sua disponibilidade será um aconchego para quem estiver por perto." Clarissa Pereira, coordenadora do Ciclo 1, também fez questão de dedicar algumas palavras a So So: “Gratidão pela sua postura comprometida, sempre disposta a ajudar e a acolher no que for necessário. Gratidão por esse sorriso largo e cheio de vida. Gratidão por ser o Apoio que precisamos.”Sabia que o nome “Solange” veio do latim e significa “pessoa importante”? Entre tantas definições tão acertadas, pedimos uma licença poética para acrescentar mais uma. Sol é nossa fonte de luz. Ilumina por onde passa. Brilha diariamente.