Se o pensamento da gente fosse um pássaro, o conhecimento e a comunicação seriam as duas asas. Assim voamos no primeiro Apoio Papo Livre. Livres, leves e soltos pelo céu da educação. Estudantes, ex-alunas, educadores e convidados. No espaço-tempo-nuvem da virtualidade. Trocas, diálogos e reflexões sobre direitos humanos na atualidade, arte, gênero, sexo, desafios de conviver, respeitar e cooperar. Temas escolhidos com a articulação ativa dos aprendizes dos 6º aos 9º anos. Nas mediações, o professor de Filosofia Gustavo Vilar, a professora de Artes Vanice Silva e a psicóloga Alethéa Ferreira. Com as presenças da mestra em Psicomotricidade Relacional Patrícia Távora e de Maysa Oliveira, mãe Apoio, promotora de justiça, integrante do grupo de trabalho de enfrentamento ao racismo do Ministério Público. Além das queridíssimas ex-alunas Carolina Corrêa, advogada trabalhista, membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e da Comissão de Advocacia Popular da OAB, e Natália Cordeiro, cientista política e militante feminista no Fórum de Mulheres de Pernambuco. Papo Livre de preconceitos.

“Ver os estudantes argumentando com propriedade e sentir as ex-alunas realizadas em suas escolhas profissionais, foram situações que emocionaram muito a gente.” Afirmou Renata Gabriel, nossa diretora pedagógica.

“Foi bem legal! Tivemos a oportunidade de discutir, ouvir outras opiniões e refletir. Socializar nossas ideias, contando experiências reais, torna a discussão mais interessante.” Comentou Luísa Holanda, do 6º A.

"Tarde de sábado com sabor de quero mais. Temáticas próprias às etapas do desenvolvimento dos nossos adolescentes críticos, éticos e sabedores do seu papel além dos muros da escola.”

Falou e disse Maria Torres, nossa Bena, coordenadora do 8º ano e do 9º ano.

Sim! No último dia 17 de abril, foram quatro horas de conversas que fluíram sem percebermos. Começamos com o sol brilhando. Terminamos em noite iluminada de novos saberes.