Colégio construtivista no Recife há 36 anos, o Apoio elabora vastos conteúdos exclusivos e lúdicos à Educação Infantil. Aborda, em suas atividades e trabalhos interdisciplinares, as linguagens oral e escrita, a matemática e seus desenvolvimentos para o bom convívio social. Mas qual é, de fato, a relevância  da construção educacional já na primeira infância?

Nos primeiros anos de vida, a escola passa a ser o ambiente inaugural de vivências fora de casa. Espaço para a criança conviver, diariamente, com outras pessoas, sem ter os pais e mães por perto. Somente isso  já faz da Educação Infantil um extraordinário exercício de convívio social. Mas a importância dessa etapa na formação do cidadão e da cidadã consegue ir ainda além. É um equívoco pensar que as crianças pequenas vão à escola apenas para brincar, o que já seria um feito de efeitos benéficos incalculáveis. Em nossa proposta construtivista, a brincadeira faz parte, sim, da rotina escolar. Porém, com o propósito de também aguçar o conhecimento, o prazer pela linguagem escrita, pela matemática e tantas outras habilidades. O aspecto lúdico é instrumento para proporcionar os desenvolvimentos motor, cognitivo, emocional e social dos pequeninos.

A sala de aula do Colégio no Recife, preparada com todo carinho para os nossos mais jovens estudantes, é transformada em território mágico. Ambiente rico de cores, personagens, brinquedos, elementos que atraem e proporcionam a grande sensação de bem-estar por estar na escola.

Cada cantinho do Colégio Apoio é lugar de afeto. Tudo passa pela condução acolhedora, plena em segurança e cuidado por parte dos educadores. Criamos, revisitamos e reinventamos brincadeiras e experiências lúdicas com o desenvolvimento de projetos para que o conhecimento siga sua trajetória fluida de construção. As  professoras estão sempre atentas e disponíveis a realizar as interferências pedagógicas necessárias, sem afetar a liberdade da criança e sua poderosa capacidade de descobertas.

A proposta construtivista é a base do nosso jeito ensinar. A Educação Infantil é a base da base. Nela, criamos nosso formato de ensinar e aprender. Livre e dinâmico. Novo a cada dia.

Desde cedinho, estimulamos o contato com os livros e o mundo da leitura. Provocamos a socialização com respeito às diferenças.

Desenvolvemos o sentimento e o sentido de grupo.

Estimulamos a autonomia. Tudo isso tem poderosos efeitos positivos na alfabetização e no aprendizado ao longo de toda a vida.

Jean Piaget, propulsor da proposta construtivista, é seguro ao declarar: “Aprendemos melhor por meio da experimentação”.  

Sim, Piaget! Os pequenos têm necessidade de tocar, sentir, testar, observar, atestar, fluir no processo e reparar nos resultados. Para tanto, precisam conviver em espaços dedicados a uma metodologia de ensino aberta, que respeite os tempos de cada aprendiz. É dessa maneira que as descobertas acontecem com legitimidade. 

Os trabalhos interdisciplinares em nosso Colégio no Recife contam com atividades originais, aplicadas com leveza, no dia à dia da nossa Educação Infantil. Vivências que buscam o desenvolvimento múltiplo em suas linguagens. Como exemplo, podemos citar o trabalho que realizamos com sucatas, que envolve várias disciplinas. Interroga sobre qual o lugar da sucata na escola. Desconstrói equívocos. Constrói modelos renovadores: lixo só é lixo se for desperdiçado. A matéria-prima que vira brinquedos reciclados é uma lição concreta disso. Atentas para a sustentabilidade, criamos objetos com materiais que iriam para o lixo, mas viraram luxuosas ferramentas de aprendizado e diversão. 

O projeto “Reciclar, multiplicar e desenvolver-se” é um dos pilares do  nosso Colégio no Recife. De São Paulo, a professora de Artes Visuais da Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA, Maria Silva Monteiro Machado compartilha de nossos pensamentos:

"A criança precisa tocar um objeto para compreender o que dá significado às imagens captadas pelos olhos e aprender noções de profundidade, forma, cor e textura. Por isso, quanto mais variada a oferta, mais rica a compreensão".

No mesmo foco, nossa professora Adriana propôs uma videoaula aos alunos com a apresentação da construção de um Pet Som e sintetizou muito bem a proposta em seu depoimento:  

“Dê à criança uma garrafa de plástico vazia e logo poderá ver nascer um foguete. Entregue um canudo e uma varinha mágica ganhará corpo. E onde você vê uma simples caixa de papelão, os pequenos concebem um castelo imaginário”.

Prossegue Adriana: 

“A sucata na Educação Infantil, em uma proposta construtivista, faz todo sentido quando as crianças podem explorar os materiais. E elas fazem isso de diferentes maneiras: pegando, examinando a textura, batendo em superfícies para ver se sai algum som, testando a resistência com as mãos e com os pés e, claro, deixando a imaginação rolar solta”.

Em nosso colégio construtivista, as trocas entre estudantes e professores são tão relevantes quanto os diálogos da família com a escola. Portanto, claro que cabe a pergunta: como ficam o envolvimento e o sentimento dos pais, mãe e responsáveis  em relação às propostas e os trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil do Colégio Apoio?

A resposta mais clara vem da fonte. Conheça alguns depoimentos, durante o delicado momento de distanciamento social, dos próprios familiares, que tiveram suas vidas mais envolvidas em nossos projetos, ao acompanharem e observarem o acontecer do conhecimento dentro de seus próprios lares. 

Daniela e Daniel, pais de Maria Luísa, do Infantil, e de Felipe, do 4º ano B, contam:

“Esse período tão desafiador trouxe também um grande ganho, que foi a possibilidade de acompanhar o processo de construção da Maria Luísa e do Felipe. Ver de perto as crianças entendendo o que fazem e o porquê fazem só reafirma nossa escolha pela Proposta Pedagógica do Colégio Apoio. O Projeto Interdisciplinar sobre Pernambuco nos possibilitou mergulhar ainda mais na cultura do nosso Estado. Experimentando comidas típicas, conhecendo mais sobre o artesanato e seus mestres, as músicas e nos aproximando ainda mais dos nossos filhos e das nossas raízes."

foto1

Maria Luísa - Infantil 1


Marcella Queiroz e João Filipe, pais do Gabriel do Infantil 1E, expressam:

“Nos últimos meses, as vivências remotas foram muito significativas ao Gabriel. O comprometimento e o cuidado de toda a equipe neste processo remoto têm sido bastante relevantes para a construção de um aprendizado lúdico, sempre mantendo a arte presente na vida do Gabriel. Durante os encontros síncronos, as aulas com o professor Romero reforçam o interesse do Gabriel pela música. Cantar, dançar e tocar seu instrumento na janela musical são motivos de alegria e satisfação para ele, além de mantê-lo mais habilidoso no manejo do seu ukulele. Nos encontros assíncronos, a arte também se faz presente e Gabriel coloca a mão na massa em atividades como a pintura, desenvolvendo a criatividade de forma autônoma e relembrando momentos vivenciados na escola.” 

foto0

Gabriel - Infantil 1


Maria e Hugo, pais de João, do Infantil 1, declaram:

“Foi muito lindo ver a alegria de João ao voltar para a escola em fevereiro, mais receptivo, mais à vontade com o ambiente escolar, feliz e participativo.

Nos encontros on-line não foi diferente, João nos surpreendeu interagindo, contando histórias, dançando, participando ativamente. Esse espaço não só ajuda a manter o vínculo afetivo com a escola, como auxilia no desenvolvimento da comunicação, da autonomia, das expressões corporais, dos cuidados pessoais e tantos outros. É incrível como uma proposta vivenciada por alguns minutos durante um encontro on-line reverbera durante o dia inteiro. Muitíssimo obrigado por todo o carinho e dedicação, e por nos enviar esse registro tão rico. Cada palavra escrita é reveladora de uma profunda intimidade com João, mesmo a distância. Seguimos emocionados e encantados com esse trabalho minucioso e cuidadoso, onde a prioridade sempre foi o olhar individualizado para as crianças.”

foto2

João - Infantil 1


Além dos preciosos relatos que apresentamos, especialistas esclarecem sobre a importância das propostas criativas já na primeira infância.

Beatriz Ferraz, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP e consultora da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), defende: 

“Pesquisas mostram que é durante os primeiros 3 anos de vida que as crianças têm maior potencial de aprendizagem”. 

As habilidades socioemocionais que são desenvolvidas nessa fase determinarão a capacidade da criança lidar com as emoções e construir relações saudáveis na idade adulta. É, precisamente, nessa época que construímos a base onde são fixadas todas as estruturas para a vida. De acordo com Elza Corsi, fundadora do Instituto Avisa Lá de Sumaré, São Paulo:

 “As crianças aprendem a cuidar de si e dos outros ao serem cuidadas”.

Elza também destaca as oportunidades de referência, oferecidas por professores no ambiente escolar, impactam a formação ética dos sujeitos. 

Os nossos pequenos gigantes aprendizes percebem o mundo redor e iniciam aprender pelas vias sensorial, mental e discursiva.

As atividades, cuidadosamente, vividas na Educação Infantil do Apoio são alimento para a ampliação e aquisição das tão essenciais referências. Nosso Colégio Construtivista no Recife, acredita, plenamente, na capacidade inteligente, criadora e transformadora  das crianças. Seu poder imaginativo, por vezes, é mais pulsante que o dos adultos. Preservar a liberdade de reflexão dos nossos alunos, desde o começo de sua aprendizagem, é contribuir no desenvolvimento de sua autonomia. Em outras palavras: cuidar da integridade da criança de  hoje e preservar a integridade do adulto de amanhã. 

Para aprofundar mais sobre cada etapa da Educação Infantil do Colégio Apoio, inscreva-se em nossa news e descubra mais possibilidades de alargar o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, da Matemática, do social, do cultural e do ser humano sustentável como um todo. Para nós: o estudante é o pai do futuro cidadão, a estudante é a mãe da futura cidadã. Vamos conversar sobre isso?

a

[]