É fácil reconhecer o aluno de um colégio quando ele está usando o uniforme. Mas Alice Sant’Anna, só de observar as atitudes ou o discurso, aprendeu a distinguir outras pessoas que, como ela, estudaram no Apoio. "Parece que todos que saem de lá brilham por onde passam. Não no sentido egocêntrico, mas no de fazer a diferença, respeitar os outros, ter conhecimentos amplos e valorizar a cultura. Quando acontece, a reação é imediata: gente boa assim, só pode ter vindo do Apoio."

Como não poderia deixar de ser, Alice, que foi nossa aluna de 1999 a 2013, também traz em si essa luz. Mais que isso, foi também uma estudante brilhante. Destacou-se na equipe de Robótica, disputando competições regionais, nacionais e internacionais e ganhando prêmios importantes, como o ouro no Open Europe Championship, na Alemanha, e o quarto lugar na FIRST LEGO League, no Brasil.

“Até hoje me impressiono com tudo que conseguimos fazer. E, a cada dia, valorizo mais os aprendizados que tive. A gente estava à frente do tempo. Isso faz com que, alguns anos depois, o que aprendemos lá atrás e estava adormecido, venha à tona e faça a diferença. Me lembro da época do Enem, comentar com amigos que fizeram comigo o Ensino Fundamental: "Essa prova é a cara do Apoio".

Dito e feito. Bem preparada e muito dedicada, Alice foi 1º lugar geral no vestibular da UFPE em 2016. E mesmo agora, já no mercado de trabalho, tudo o que aprendeu aqui continua sendo fundamental. "Valorizar a arte, a cultura, as diferenças. Todos esses pontos são cobrados na área de atuação em que estou. Vistos até como diferenciais. Mal sabia que já estava construindo essas competências desde criança. Sou muito feliz e grata por tudo que o Apoio me proporcionou, que vai além do aprendizado acadêmico. O que vivi lá foi essencial para eu me tornar a pessoa que sou hoje ”.

Enquanto nossos alunos estão na escola, usam o uniforme. Mas mesmo depois que saem, vestem para sempre a camisa do Apoio.