Ter saúde mental é estar preparado para os desafios da vida, seria como o indivíduo lida consigo mesmo e com as outras pessoas. Todo mundo precisa ter uma boa saúde mental, porém os jovens necessitam de uma atenção a mais, por um simples motivo: é uma fase da vida em que ocorre a transição da adolescência para a vida adulta. Juntamente com o crescimento e evolução do corpo, existem diversos obstáculos na vida, como por exemplo: provas com maior nível de dificuldade ou a perda de alguém próximo. Estudos apontam que 10 a cada 20 adolescentes têm e vivenciam problemas de saúde mental e, infelizmente, não são diagnosticados corretamente.

Atualmente, inúmeros adolescentes sofrem com doenças mentais como: esquizofrenia, transtorno bipolar, demência, ansiedade e depressão. Esses distúrbios acabam prejudicando imensamente a vida do jovem. E tudo acaba ficando mais complicado quando os familiares não dão a devida importância para esses problemas ou até mesmo não sabem diferenciar as doenças, principalmente quando o assunto é depressão.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão é a principal causa de morte entre os jovens no Brasil. Mesmo isso ocorrendo em nosso país, pessoas confundem as doenças ansiedade e depressão, e isso acaba prejudicando quem está com esses problemas. A psicóloga Leny Carrasco explica que: “A ansiedade pode levar à depressão porque você cria na sua mente, situações que podem acontecer e pro ansioso, normalmente, a tendência é que tudo pode dar errado”. Na pior das hipóteses, a depressão pode chegar a um nível extremo e levar a pessoa ao suicídio ou à autolesão.

Por esses motivos, os familiares devem se preocupar mais com a saúde mental dos jovens, pois, nos piores casos, as doenças podem levar à morte e, se não for o caso, irá trazer consequências graves para a vida do adolescente, já que existe uma síndrome amotivacional, em que você não encontra uma razão para viver e nada na sua vida vale a pena.

A maior solução para diminuir os casos desses problemas é a sociedade saber lidar com os transtornos. Muitas pessoas levam o consumo de antidepressivos como a solução. Porém segundo a OMS, devem existir alguns cuidados com esse consumo, pois não se pode tomar uma quantidade excessiva desse tipo de medicação, já que sua utilização deve ter o acompanhamento de profissionais.

Saúde mental é estar bem consigo, com outras pessoas e ter disposição para exercer suas rotinas, por isso é algo que se deve levar muito a sério, pois o descuido pode trazer consequências para a vida inteira, então cuide-se!

Arthur Leite da Cruz Pessoa e Cássio Borba Silvestre

a

[]