Como Colégio Construtivista no Recife, o Apoio desenvolve competências indispensáveis para a construção do conhecimento. O professor construtivista e o aluno são protagonistas em todo o processo de aprendizagem. O primeiro planeja sua prática pedagógica priorizando a diversidade de possibilidades para os estudantes aprenderem na dinâmica da sala de aula e na troca com os colegas. Ao mesmo tempo, respeita as diferenças e as particularidades de cada aluno. Os professores do nosso Colégio no Recife criam múltiplas condições didáticas para um mesmo conteúdo. Utilizam diferentes estratégias para a construção do conhecimento. Não por acaso, nosso Ensino Fundamental 1 é considerado referência no processo educacional.

Como funciona o processo de aprendizagem no Ensino Fundamental 1? Quais são as etapas percorridas pelo aluno?

Após a Educação Infantil, onde o aluno desenvolve suas capacidades sensório-motoras, simbólicas e cognitivas, chegamos ao Ensino Fundamental 1.
Fase de escolaridade que apresenta características específicas e essenciais para que as crianças desenvolvam o aprender com significado e construam competências importantes para a vida inteira.

 

Ciclo 2

Os anos iniciais (do 1° ao 3° ano) são compreendidos como “período das aprendizagens básicas”. O chamado ciclo alfabetizador, em que são desenvolvidos e sedimentados os processos de leitura e escrita, bem como a alfabetização matemática, envolvendo a compreensão numérica e a capacidade de resolução de problemas, as operações fundamentais com números naturais e as noções de grandezas, medidas e formas geométricas.

Nessa fase, as crianças vivem mudanças significativas no processo de crescimento, que repercutem nas relações com elas mesmas, com os outros e com o mundo. Nesses anos do Ensino Fundamental 1, o professor construtivista amplia as possibilidades e as formas de interação dos alunos no planejamento cooperativo dos projetos disciplinares ou interdisciplinares vivenciados em sala de aula. Neles, é explorada a capacidade de o aluno opinar, fazer escolhas, assumir papéis, questionar e compartilhar ideias. Período que beneficia a articulação e a aprendizagem de conteúdos de diferentes áreas, o aprofundamento da competência linguística, o nível de raciocínio lógico-matemático e as habilidades de pesquisar, organizar e registrar informações, transformando produções em conhecimentos.

Aqui, o desenvolver da aprendizagem permite a participação do aluno no mundo letrado e na construção de novas aprendizagens na escola e além dela. Há ainda o reconhecimento das potencialidades de cada estudante em suas particularidades. Aspectos acolhidos e valorizados em sua diversidade.

 

Ciclo 3

Na finalização do Ensino Fundamental 1 ( 4° e 5° anos) do Apoio, a prática construtivista potencializa a ampliação da autonomia intelectual dos nossos alunos.
Época em que cresce o interesse dos aprendizes pela vida social, que permite a possibilidade de lidar com novos conceitos, tais como as Ciências Humanas e da Natureza, a cultura, as tecnologias e aspectos relevantes do ambiente em que vivem. Por isso, como Colégio Construtivista no Recife, priorizamos o aprimoramento da leitura e compreensão de textos de vários gêneros, com propósitos comunicativos reais. Estimulamos a produção de textos coesos e coerentes. Priorizamos a resolução de situações-problemas mais desafiadoras, contemplando as relações entre números naturais e racionais. Sim! Como Colégio Construtivista no Recife, propomos uma variedade de situações em planejamentos que envolvam conceitos e procedimentos científicos mais complexos a fim de desenvolver observações, análises, registros mais completos e precisos, que ampliem a forma de refletir, de descobrir e de argumentar. É o ciclo do processo de aprendizagem sistemática em que ocorre a introdução à metodologia de estudo pelo aprofundamento das pesquisas. A partir do 5° ano, o trabalho com a Cultura Maker, o ativismo fazedor, é iniciado de modo sistematizado. Dessa forma, o professor construtivista trabalha para que a criança revele, progressivamente, maior autonomia, ao passar, de forma natural, a assumir a responsabilidade de sua aprendizagem. Com o maior amadurecimento emocional, os estudantes dos 4° e 5° anos vivenciam o Projeto Amizade Responsável, que consiste na formação de alunos tutores para a colaboração na mediação de conflitos relacionais e minimização das práticas de bullying.
Para entender melhor o funcionamento do Ensino Fundamental 1, separamos um trecho do depoimento de Catarina Gonçalves, mãe e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela fala sobre a amplitude do processo de aprendizagem e elaboração do conhecimento introduzido pornosso Colégio Construtivista no Recife.


“Eu sou pedagoga e, mesmo antes de ter filhos, a escolha por uma escola construtivista já era uma decisão amplamente tomada. Quando Tomaz nasceu, a preocupação com a realização do sonho de vê-lo aprender em uma escola que respeitasse seu ritmo, potencializasse suas competências e, acima de tudo, considerasse sua infância ficou ainda mais latente. Por isso, o Apoio sempre foi minha opção, por ser a única instituição que consegue congregar todos os valores que eu almejava para a vida escolar do meu filho, fazendo de sua aprendizagem uma grande diversão. Hoje, ao vê-lo e ouvi-lo participar ativamente de projetos como ‘Eu no mundo’, no qual ele estuda sobre regras e cidadania, meu coração fica cheio de alegria e me faz ter a esperança de que as escolas não mudam o mundo, mas mudam as pessoas que formam o mundo.”

 

Então vamos aprender como isso funciona na prática!

O cuidado com as diferenças faz parte da dinâmica da nossa sala de aula. E como os alunos aprendem de formas variadas, planejamos o cotidiano escolar com atividades diversificadas, voltadas a atender às demandas e possibilidades individuais. A organização social da sala de aula é adaptada às especificidades das propostas: individuais, em duplas, trios, grupos de 4 ou mais aprendizes. Tudo bem pensado para proporcionar o maior envolvimento do estudante. Nesse sentido, investimos em metodologias ativas, como o ensino por projetos interdisciplinares e o ensino híbrido. Propostas presenciais somadas a formatos on-line. Em avós, o aluno ou a aluna é personagem principal do seu processo de construção do saber. A inclusão da tecnologia, de modo humanizado, está inserida no aprofundamento do conhecimento, dentro e fora da sala de aula, em nosso Colégio Construtivista no Recife, o que torna a aprendizagem sempre mais autônoma e colaborativa. Nossas propostas de metodologia ativa e intervenção pedagógica acrescentam, nas atividades diárias, um sentido novo. Conscientizam os estudantes com base em perspectivas dinâmicas, interativas, integrativas e abrangentes.

Projetos especiais como instrumentos cativantes para a aprendizagem

Nosso Colégio no Recife faz da construção de projetos uma poderosa proposta de intervenção pedagógica. Suas elaborações dão novos sentidos às atividades. Conscientizam o aluno de sua perspectiva crítica e criativa. Nessa linha de trabalho, percebemos o incremento do ativismo ético, independente e coletivo. Quanto mais as turmas são provocadas e orientadas a participar dos próprios processos de formação, mais pertencimento sentem dos conteúdos adquiridos. Tanto ficam mais aptas a resolverem problemas reais quanto lidam melhor com os diferentes pontos de vista de cada colega. Em outras palavras: estudantes-cidadãos, conscientes de suas responsabilidades. Capazes da autoavaliação em relação às metas previstas. Agentes de sua própria aprendizagem.

Ao longo de 36 anos, o Apoio, Colégio Construtivista no Recife, acompanha, com máximo cuidado, as inserções tecnológicas no processo educacional. Entendemos que as crianças de agora são diferentes dos alunos e alunas que a escola recebia no passado, e isso a inclusão digital, mas feita com profunda responsabilidade, bom senso e atenção. Tablets nas mãos do estudante não caracterizam, necessariamente, o ensino híbrido de qualidade. O zelo humano, a reorganização do tempo e do espaço da aula são pontos primordiais para que ele aconteça de verdade. O equilíbrio nas composições de trabalho, incluindo o uso da tecnologia, deve seguir, responsavelmente, entrelaçado uma vez que é complementar alargar alcances pedagógicos.
Dentre as contribuições mais marcantes da tecnologia no ensino está a personalização do processo a partir do ritmo particular do aluno, uma vez que cada um pode seguir seu caminho a partir do mesmo ponto de partida. No entanto, é de extrema relevância dizer que o ensino híbrido não descarta a aula expositiva, mas funciona como complemento. Valoriza os diversos tipos de inteligência (visual, auditiva, cinestésica, musical, lógica, emocional...), já que estimula determinadas habilidades.

As crianças do Ensino Fundamental 1 do Colégio Apoio contam com o papel do professor construtivista que prioriza metodologias de ensino inusitadas, renovadoras e criativas. Ambiente propício e sensível para abraçar os avanços tecnológicos e o protagonismo humano.

Para saber mais sobre a construção do conhecimento, o papel fundamental do professor construtivista e sua abrangente atuação na transição entre a infância e a adolescência, características próprias do Ensino Fundamental 1 em nosso Colégio no Recife, pedimos que faça sua inscrição no news do Apoio. Você também poderá conhecer nossa proposta pedagógica e aproveitar nosso conteúdo sobre o processo de aprendizagem dos pequenos — já tão grandes em tantas dimensões.

Estamos à sua disposição. Será uma alegria receber você!

a

[]