A terapia é o tratamento de problemas psicológicos, emocionais ou comportamentais, que utiliza métodos verbais e não verbais para ajudar o paciente a compreender suas questões. Porém, ainda é um tabu na sociedade atual, já que muitos acham que é “coisa de louco” ou até uma fraqueza.

Mas, apesar de ser um processo lento, a terapia possui diversos benefícios, tais como: o autoconhecimento, aumentar a autoconfiança, lidar com os sentimentos, criar relações saudáveis, aprender a como resolver seus problemas, entre outros.

O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais, por isso é de extrema relevância compreender a importância do tratamento e entender que você não está sozinho. Nos últimos anos, celebridades como Katy Perry, Brad Pitt, Michael Phelps, Gisele Bündchen, entre outros, compartilharam sobre sua vida pessoal, mostrando como os transtornos os afetaram no dia a dia e como o tratamento foi essencial para recuperação.

Muitas pessoas acham que a terapia não é efetiva, porém um dado da Associação Americana de Psiquiatria diz o contrário: 75% das pessoas que fazem terapia melhoram em algum aspecto.

Apesar de todos os benefícios, uma pesquisa realizada pela empresa Market Analysis mostrou que dos 906 adultos entrevistados apenas 2% fazem terapia. O que é meio controverso já que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que 9,3% dos brasileiros, são diagnosticados com ansiedade.

Dentre as maiores barreiras para evitar o tratamento, a principal é a financeira. A mesma pesquisa do instituto Market Analysis revela que 46% dos entrevistados acredita que a terapia é exclusivamente voltada para elite. Mas, na verdade, existem instituições que disponibilizam esse atendimento gratuitamente, incluindo o SUS (Sistema Único de Saúde).

Muitas pessoas perguntam “por que não conversar com um amigo ou parente?”, a resposta é bem simples: “A diferença é que, ao contrário do aconselhamento de um familiar ou de um amigo, nós criamos uma relação profissional e estabelecemos os alvos terapêuticos”, diz Wilson Vieira Melo, psicólogo.

O terapeuta trabalha de uma forma simples, porém efetiva. Ele escuta atentamente o paciente e interpreta os eventos contados, assim ajudando-o a encontrar respostas.

Como já foi dito anteriormente, a terapia é útil e recomendada para todos, pois esta só tem benefícios a oferecer.

 

Ceci Amorim e Letícia Henrique

a

[]