Saúde mental é um tópico que está sendo abordado cada vez mais nos dias de hoje. Segundo a Secretaria de Saúde Governo do Paraná, saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Pesquisas indicam que, durante esse período de quarentena, a saúde mental das pessoas tende a estar em um estado de alerta devido ao distanciamento social e a constante incerteza do que está por vir.

Antes da quarentena, médicos recomendavam que os pacientes, para desenvolver uma boa saúde mental, fossem realistas, mantivessem contato físico com outras pessoas, evitassem o uso de álcool e drogas, fossem sociáveis, cuidassem do corpo, dormissem bem e treinassem suas mentes.

Mas, com esse isolamento, os pontos citados acima não são os mais importantes a serem ressaltados para que possamos ter uma boa saúde mental. Devido a todos os acontecimentos e mortes que vêm ocorrendo todos os dias, as pessoas tendem a ficar mais estressadas. E há muitas pessoas que realmente possuem problemas em relação à saúde mental (como depressão, ansiedade e bipolaridade, por exemplo), mas acabam usando seus problemas como desculpa para sair de casa quando não há necessidade de tal ato (principalmente por estarmos em isolamento social).

Há muitos psicólogos que estão atendendo seus pacientes através de plataformas on-line e isso pode ajudar bastante as pessoas que sentem essa necessidade de sair de casa para diminuir sua angústia. “Tem me ajudado muito porque, se a gente já precisa de uma prática terapêutica em um contexto normal, imagina em isolamento” afirma a psicopedagoga Patrícia Mônico em uma entrevista para o site G1.

Médicos indicam que o paciente evite bombardeio de informações e tente buscar fatos de fontes confiáveis para evitar que a sua ansiedade piore nessa época. Para diminuir a ansiedade e estresse, indicam a meditação e a realização de hobbies, como pintar, desenhar, ler e etc.

 

Manuela Gusmão e Luana Passos

a

[]