Esse momento incrível da nossa rotina, acontece, semanalmente, para os estudantes a partir do 2º ano e possibilita múltiplas experiências pedagógicas personalizadas, de acordo com a necessidade de cada aluno. Dessa forma, é possível um olhar atento e cuidadoso da professora, planejando atividades diversificadas e de reforço, para os alunos que necessitam sistematizar melhor algum conteúdo de Língua Portuguesa e/ou Matemática, como também, elaborando propostas mais desafiadoras e complexas para os que atingiram determinadas metas, tirando-os da zona de conforto e fazendo-os ampliar estratégias e possibilidades didáticas.

No PAA dessa semana, o 2º ano D trabalhou com atividades referentes ao Sistema de Numeração Decimal. Enquanto um grupo precisou superar seus limites para decifrar e criar enigmas numéricos, o outro contou com a mediação bem próxima da professora, a fim de realizar um trabalho relacionado à composição e decomposição de números naturais em dezenas e unidades.

Ainda deixamos o desafio maior e mais divertido! No final, os alunos foram convidados a montar formas e representar imagens com o material concreto Escala Cuisenaire. Eles precisaram estimar quantos cubinhos de unidades usaram na representação e, depois, verificar a quantidade exata com o auxílio da calculadora.

Alice Espinola, professora do 2º ano D.