Você provavelmente já sabe que é bom poder ter sua mente e o seu físico funcionando na mesma velocidade. Mas você sabe o que é saúde mental e física? Se a sua resposta for “não”, nós vamos explicar isso agora. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que saúde mental tem como conceito você conseguir ser produtivo, contribuindo com as pessoas e se sentindo bem consigo mesmo, e o conceito de saúde física é você estar livre de doenças e com a potência máxima do seu corpo, com o metabolismo funcionando bem. Ou seja, uma completa a outra.

Você também já deve ter ouvido falar em transtorno e doença mental. mas você conhece a diferença entre os dois? Segundo a psicóloga Dra. Soraya Souza Cruz, do Hospital Albert Einstein “Ao falarmos de doença nós temos as causas, um padrão de sintomas e medidas terapêuticas padronizadas, como, por exemplo, as doenças cardíacas. Quando falamos em transtornos, falamos de uma grande variedade de condições que afetam humor, raciocínio e comportamento, nos referimos a uma trajetória diagnóstica que varia bastante de pessoa para pessoa, multifatoriais e com diversas formas de tratamento.”

Outra coisa que já deve ter ouvido de seus familiares é que deve se manter em forma. Mas você já pensou como e por que deve estar em forma? Falam muito também que, se você estiver com um peso acima da média, sua saúde está comprometida, mas nem todos os casos são assim, a pessoa pode ser saudável, comendo frutas e não tomando refrigerante, por exemplo, e tendo uma rotina de exercícios e uma boa noite de sono, de pelo menos 6h.

O Hospital Santa Mônica e Mental Health Foundation, localizado em Itapecerica da Serra - SP, descreve que uma pobre condição de saúde física pode ser conduzida a um risco aumentado de desenvolvimento de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode ter um impacto negativo sobre a saúde física, levando a um aumento do risco de algumas condições.

Ulisses Rocha e Vítor Costa

a

[]