No Apoio, o aluno aprende conceitos de singular e plural antes mesmo das aulas de Língua Portuguesa. Sim! O nosso ensino atende a diversidade, respeitando cada indivíduo. Como os estudantes assimilam conteúdos de formas diferentes, também no Ensino Fundamental 1 a diversidade faz parte da dinâmica de sala de aula. O cotidiano é planejado com atividades lúdicas, interativas e dialógicas, que visam atender às possibilidades de aprendizado de cada um. A organização social das classes é muito bem pensada para possibilitar atividades em grupos, trios, duplas e também individuais, o que promove um envolvimento maior dos aprendizes com metodologias ativas, como os projetos interdisciplinares e o ensino híbrido.

Adriana Azoubel, mãe de Henrique, do 7º ano, e Gustavo, do 4º, percebe essa diferença: “O investimento na formação pessoal é o grande diferencial do Apoio. O olhar atento às necessidades individuais e a busca pela coletividade são estruturantes, numa sociedade cada vez mais individualista. Estimulando essa visão empática de mundo, estamos colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Escolhi o Apoio por acreditar que, nesta fase, a criança está desenvolvendo sua visão crítica de mundo, e estar em um ambiente leve, livre de tanta competitividade, ajuda não apenas no aprendizado formal, como também na construção dessa postura ética. Além disso, a proposta inclui elementos utilizados na pedagogia moderna mundial, preparando nossos filhos para as necessidades do mundo atual.”

Cada aluno é protagonista do seu processo de construção de saber. Priorizamos a resolução de situações-problema e a utilização de jogos no ensino da Matemática; as práticas de leitura e escrita atreladas ao seu propósito comunicativo e à sua função social, valorizando a construção da autoria no ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa; a expressão por meio de múltiplas linguagens, com mobilizadoras e consistentes propostas de Artes Visuais, Teatro, Música, Educação Física, Yoga e a interdisciplinaridade na abordagem crítica, contextualizada e criativa das Ciências Humanas e da Natureza. A tecnologia aparece inserida nas construções que são realizadas dentro e fora da sala de aula, proporcionando uma aprendizagem mais colaborativa e personalizada.

Ser diferente faz toda a diferença. E, se pensar na pluralidade é respeitar cada indivíduo, é isso que nos faz singulares.