Lembramos com nostalgia do tempo em que, para nos comunicarmos com pessoas queridas e distantes, escrevíamos cartas. Havia toda uma liturgia feita com carinho, que ia desde a procura do papel mais bonito, passando pelo capricho na caligrafia e a escolha de que palavras usar para traduzir da maneira mais fiel todos os sentimentos. Depois era preciso envelopar, selar, postar e esperar, esperar, esperar. Até o dia de encontrar, entre tantos boletos e malas-diretas que o carteiro trazia, a tão querida e aguardada resposta.

É assim que nos sentimos ao receber essas palavras, cheias de recordação e carinho, que Sonia Barreira* nos dedicou. Conhecemo-nos de longas datas mas, mesmo à distância, mantivemos contato por mais de duas décadas. Sua experiência, competência, capacidade de liderança e disponibilidade sempre despertaram a nossa admiração. Hoje somos só felicidade, reciprocidade e gratidão.

"Em 1995 fui chamada para uma palestra no Recife. Meu filho tinha apenas 4 meses, mas não pude resistir em voltar para essa cidade incrível. Além disso, estávamos construindo laços com educadoras muito interessantes que havíamos conhecido aqui em São Paulo, nos cursos da Escola da Vila.

Sempre que Rejane Maia e Terezinha Cysneiros falavam, duas características se destacavam: a assertividade, vinda de uma convicção profunda de quem estuda e sabe o que diz, e a ternura, que inundava suas palavras e gestos tornando qualquer interlocutor mais disposto a ouvi-las.

Uma vez, Rejane me questionou porque critiquei um autor que ela respeitava muito. Não podia se conformar, veio atrás de mim, me pediu mais argumentos, mas não pude convencê-la! Ela seguiu conciliando leituras, aproveitando colaborações distintas e sabendo adotar diferentes ideias, desde que acreditasse nelas.

Foi assim que o Apoio passou a fazer parte da minha lista de escolas feitas por pessoas incríveis. Com essas educadoras, o colégio não poderia ser nada menos do que excepcional!

Traçamos um percurso próximo nestes mais de 20 anos, nos encontrando em muitas ocasiões. Cursos na Escola da Vila, congressos, assessorias com pesquisadoras argentinas, viagens para conhecer experiências educacionais inovadoras. Tanta proximidade profissional nos levou à uma amizade sólida e duradoura.

Agora, que sorte a nossa, além de tudo, fazemos parte do mesmo grupo de escolas e poder estreitar nossas relações profissionais no grupo Critique. Que venham mais 20 anos de parceria!".

Sonia já fazia parte de nossa história. A distância jamais impediu nossos caminhos de se cruzarem inúmeras vezes. Aprendemos e crescemos juntas. E, agora, estaremos ainda mais próximas. Como estão destinatário e remetente em um mesmo envelope: lado a lado.

*Sonia Barreira é Diretora geral e fundadora da Escola da Vila, em São Paulo. E Diretora do Grupo Critique, da Bahema Educação.