Kambiwá significa “retorno à Serra Negra”, terra sagrada para milhares de indígenas. Nossas turmas do 5º ano da manhã também fizeram um retorno ao sagrado. Voltaram às nossas origens mais genuínas. É que tivemos um encontro com Karla Larissa de Lima, representante  autêntica dos Kambiwás. Indígena não "aldeiada", formada em Pedagogia, que pratica todos os costumes e crenças de seu povo. Nas trocas com os estudantes aconteceram preciosas aquisições sobre diversas etnias pernambucanas. Aprendizado histórico e humanista. Hábitos, rituais, religiosidades, características, línguas, vestimentas, territorializações, lutas e significativas contribuições. Compreensão de suas diversidades culturais. Como disse Cecília Meirelles: “Compreender é, antes de tudo, amar”. Sim! Todos amaram. 


Karla Kambiwá, nossa convidada: “Durante a conversa, as crianças puderam perceber a existência dos vários povos indígenas em Pernambuco e buscaram nos enxergar como sujeitos do presente”.   


Arthur de Aguiar, aluno do 5º ano A: “Achei tudo bem explicado e cheio de detalhes e fiquei muito feliz em saber que, mesmo com todo o preconceito, os indígenas batalham para serem reconhecidos”.  


Luana Leão, aluna do 5º ano B: “Uma dificuldade muito grande para os indígenas é o território; até hoje, ainda há comunidades indígenas sem um território demarcado”.  


Camila Alves, professora dos 5ºs A e B: “Karla dá voz a uma história que geralmente não é contada. Mostra a beleza de um povo que não só respeita a natureza, mas sabe que é parte dela”.  


Todos nós somos parte da natureza. Todos nós temos nossa porção indígena. Todos os dias são de celebração, preservação e respeito à origem de cada brasileiro.

a

[]