Você conhece o Fab Lab Recife? É um laboratório de inovação que faz parte de uma rede mundial criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, presente em mais de cem países. Em parceria com o grupo de pesquisa Educat, do Centro de Educação da UFPE, o Fab Lab desenvolveu a MakerSchool, a escola de aprendizagem criativa e experimentação “mão na massa” que articula processos colaborativos, pedagogia ativa e abordagem de aprendizagem baseada em desafios para a formação de crianças e adolescentes em novas tecnologias.

A partir de 2019, todos os alunos do 5º ao 9º ano do Apoio viverão essa rica experiência no currículo das turmas, a fim de serem estimulados a utilizar técnicas, equipamentos e ferramentas inovadoras na resolução de desafios conectados à realidade em que vivem. A metodologia é sempre dinâmica. A cada mês, um projeto diferente trabalha conteúdos, como fabricação digital, programação, raciocínio lógico, eletrônica, eletricidade, marcenaria, ciências, saúde do corpo humano, modelagem e impressão 3-D, design, cultura musical, corte a laser e muito mais.

Mariana da Mata, sócia do Fab Lab e uma das estruturadoras do projeto, destacou a importância de sua implantação: “A gente não tem certeza sobre quais serão as profissões do futuro, mas sabe quais serão as habilidades demandadas, que poderão ser direcionadas a qualquer área. Ajudamos a potencializar competências para a vida. As atividades são realizadas em pares ou grupos, estimulando a desenvolver aptidões emocionais como empatia e resiliência, aprender com os erros, saber se relacionar em grupo, lidar com as frustrações e dificuldades, pensar de maneira criativa e interagir da melhor forma com as tecnologias. Tudo isso proporciona o aprimoramento de competências que serão necessárias agora e no futuro. E a eficácia no entendimento e na resolução de problemas. Esse é o ponto mágico da nossa metodologia”.

Diversos conteúdos curriculares articulados servirão de suporte ao processo. Português e Matemática. Artes e Física. Tudo interagindo de forma transversal, sem tirar o estímulo de estudantes que querem mesmo chegar à solução. Se você ainda precisa entender melhor, não se preocupe, falaremos muito sobre o assunto. Vamos aprender fazendo juntos.

Fotografia: Marcela Lobo.

#PraTodoMundoVer – Na foto, há o braço de uma criança realizando um desenho sobre uma maquete tridimensional. O título diz: “Vamos fazer mais em 2019. Seremos uma escola de aprendizagem criativa e experimentação mão na massa”. Na parte inferior, temos a marca do Apoio e do Fab Lab Recife.