O movimento vegano está ficando cada vez maior e mais popular, com cada vez mais membros aderindo à causa, e as pessoas que seguem esse movimento são consideradas como “veganas”. Um vegano é alguém que não ingere nenhum alimento de origem animal para evitar os tratamentos desumanos recebidos pelos animais. E um dos argumentos apresentados por apoiadores do veganismo é que uma dieta vegana é mais saudável do que uma dieta comum, porém esse argumento está equivocado devido a uma gama de informações científicas que provam o contrário.

Em primeiro lugar, alimentos veganos não são todos saudáveis. Assim como os alimentos de origem animal, há alimentos saudáveis e não saudáveis em ambos os grupos e, em segundo lugar, alguém que come apenas alimentos veganos vai apresentar deficiência em certos nutrientes como o ferro, proteínas e vitamina B12.

A saúde cardíaca de um vegano é muito instável e, se ele ingerir alimentos veganos não saudáveis, sofre grandes riscos de desenvolver sérios problemas cardíacos, como provou a Universidade Americana de Cardiologia, que reuniu mais de 110 mil pessoas sem problemas cardíacos e atribuiu os diferentes tipos de dietas, dietas comuns, dietas veganas saudáveis, dietas veganas não saudáveis e algumas outras. A pesquisa durou 10 anos e, segundo os resultados, aqueles com uma dieta vegana que não é saudável possuíam uma chance de 32% maior de desenvolver doenças cardíacas.

Os nutrientes que veganos carecem são extremamente importantes, o ferro, por exemplo, é um nutriente que é encontrado de forma incompleta na grande maioria dos alimentos veganos. O ferro é extremamente importante porque os glóbulos vermelhos são dependentes dele para funcionar e, por sua vez, são eles que transportam o oxigénio pelo corpo, e sem o oxigênio as células morrem.

As proteínas são outro nutriente importante e é comum que veganos sofram com a falta. Elas constituem algumas partes importantes de nosso corpo, como os músculos, a pele e os anticorpos. A falta de proteínas pode causar problemas sérios como a fadiga, a má digestão e um sistema imunológico fraco.

A vitamina B12 também é muito importante para o bom funcionamento do corpo, sendo encontrada em alimentos de origem animal e, segundo o Dr. Ralph Green, um cientista que passou os últimos 50 anos de sua vida focados no estudo dessa vitamina, ela é essencial para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis e para o sistema nervoso e a manutenção do seu funcionamento. De acordo com Green, no caso de deficiência dessa vitamina, “os sintomas começam lentamente, com indicadores como fadiga, irritabilidade e outras alterações de humor, perda de memória e pele pálida. Mas esses sintomas podem evoluir para problemas mais graves, como perda de visão e até psicose, desequilíbrio e paralisia.”.

Portanto, adotar uma dieta vegana possui múltiplas complicações, e a maioria delas são problemas graves de saúde e outras que podem se tornar fatais em casos extremos. Para se tornar um vegano saudável, deve-se ingerir apenas alimentos também saudáveis, ingerir suplementos e consumir mais dos alimentos que possuem os nutrientes que faltam em algumas dietas veganas. Esse tipo de dieta pode ser saudável, desde que realizado de forma responsável e sustentável, senão consequências terríveis podem ocorrer.

José Artur Ferreira Viana e Igor de Azevedo Soares

a

[]